O NIS é um documento muito importante para os trabalhadores brasileiros, e pode ser solicitado com frequência. Acompanhe até o final e saiba como descobrir o seu número do NIS!

Como descobrir o número do NIS?

NIS, ou Número de Identificação Social: um documento muito importante para qualquer trabalhador brasileiro.

O NIS garante aos trabalhadores de carteira assinada o acesso aos seus direitos trabalhistas como o FGTS, a Aposentadoria e o Seguro desemprego, além de garantir a possibilidade de participar de programas do Governo e receber benefícios dos mesmos.

Se você trabalha com carteira assinada ou recebe qualquer benefício do Governo, você tem um número do NIS. E este número pode ser solicitado em diversas situações.

Então, para não passar aperto quando precisar informar o seu NIS, acompanhe até o final e saiba como descobrir o seu número! Vamos lá?

Descobrindo o seu número do NIS: conheça as melhores formas

Confira, abaixo seis formas possíveis de descobrir o seu número do NIS de maneira fácil e rápida:

Pelo seu Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal, garante o acesso aos benefícios de programas do Governo e aos direitos trabalhistas.

Se você tem esse cartão, basta consultá-lo para descobrir o seu NIS: o número está impresso nele, logo na parte da frente, e possui 11 dígitos.

Através da Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital

Para descobrir o seu número do NIS através desse método, acompanhe os seguintes passos:

  • Instale no seu celular o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS;
  • Faça login na sua conta do Gov.br com o seu CPF e senha para acessar o aplicativo;
  • Clique em “Contratos” e escolha qualquer um deles;
  • Pronto! O seu número do NIS aparecerá em PIS/Pasep. O número do NIS é o mesmo que o do PIS.

Por meio do INSS

O site e o aplicativo do Meu INSS também são formas fáceis de ter acesso ao seu número do NIS.

Basta efetuar o seu login ou cadastro, com os seus dados pessoais e senha, e digitar “NIS” ou “PIS” na barra de pesquisa para encontrar a opção de consulta ao seu número.

Pelo Meu CadÚnico

O site do Meu CadÚnico também disponibiliza as suas informações a respeito do número do NIS.

O Meu CadÚnico também conta com um aplicativo, que também está disponível tanto para Android quanto para iOS. Basta realizar o login com e procurar o seu número NIS em meio aos seus dados!

Seu extrato do FGTS

Também é possível descobrir o seu número do NIS através do seu extrato do FGTS.

Isso pode ser feito pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo próprio aplicativo do FGTS. Basta pedir um extrato e o seu número do NIS já estará presente.

Agências da Caixa Econômica Federal

Se você prefere ir até uma agência e resolver isso da forma tradicional, saiba que também é possível.

Basta ir a uma agência da Caixa Econômica Federal levando com você um documento de identificação oficial com foto (como o seu RG ou Carteira de Habilitação) e solicitar que informem o seu número do PIS ou NIS.

Checando a Carteira de Trabalho física

Outra maneira de descobrir o seu número do NIS/PIS é checando o seu documento físico da Carteira de Trabalho.

Por ser um cadastro vinculado a atividades de trabalho e muito solicitado para estes fins, o número do NIS consta nesse documento.

Não tenho um número do NIS. O que fazer?

Se você ainda não possui o número do NIS, saiba que é possível fazer esse cadastro.

Para isso, compareça ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo com o seu número de CPF e um Comprovante de Renda em mãos, e peça para que seja feito o seu cadastro no NIS.

Esse processo é gratuito e não deve demorar muito para ser feito. No entanto, saiba que o cadastro no NIS também é feito por terceiros, e é quase sempre dessa forma que acontece.

Assim que você começa a trabalhar em uma empresa com a carteira assinada pela primeira vez, a própria realiza o seu cadastro no NIS – e é muito provável que você não precise desse número antes disso.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.