Atualmente, o Pix é o mais novo meio de pagamento eletrônico existente no Brasil, o seu lançamento foi no ano de 2020 pelo Banco Central do Brasil.

A utilidade desta solução para transações bancárias instantâneas, desde então, ganhou muitos fãs do sistema, superando os volumes de transações estimados do BACEN no início.

No entanto, seu uso na infinidade de golpes que se espalham no ambiente digital também levanta dúvidas sobre como o Pix é mantido seguro.

Para lhe dar a maior tranquilidade que você pode usar o Pix, preparamos este artigo com 10 dicas para usá-lo com segurança. Anote os conselhos abaixo para evitar ser enganado. Além das dicas, indicamos que você faça cursos online de informática para não cair em golpes pela internet.

1. Sempre confirme se o seu banco participa do Pix

Pix pode ser usado por mais de 700 instituições financeiras, incluindo bancos, empresas de fintech e empresas de pagamento.

Com o objetivo de garantir a segurança ao registrar a chave Pix, você sempre deve confirmar se a sua instituição faz parte dos participantes fornecidos pelo banco central: enquanto a nova empresa for aprovada, ela continuará a ser atualizada.

Se a sua instituição financeira não estiver na lista, significa que você não poderá usar o Pix, portanto, preste atenção se você recebe informações falsas para fornecer o registro.

2. Acesse sempre os canais oficiais do seu banco

Para iniciar seu cadastro no Pix, efetuar pagamentos ou realizar quaisquer outras transações relacionadas, use apenas os canais oficiais, como o site ou aplicativo, da instituição financeira que você tem conta.

Sempre evite clicar em e-mails ou links que você recebe por mensagens, pois eles podem levar você a páginas falsas que não podem garantir a segurança do uso do Pix.

3. Cadastre as devidas chaves de segurança

As chaves pix  podem ser cadastradas com o seu CPF, número de celular, e-mail ou chave aleatória. Eles são a maneira de identificar sua conta para fazer e receber pagamentos.

Ao cadastrar uma chave sempre tenha em mente que você precisa utilizar os canais oficiais do seu banco, conforme descrito na dica anterior.

Além disso, jamais forneça as suas informações do seu cadastro por telefone, e não repasse sua senha a estranhos que possam desejar auxiliá-lo no processo.

4. Jamais confunda a chave com o Pix

Se você começou a usar o Pix recentemente e precisa passar a chave para receber transmissões, é importante compartilhar as informações corretas.

Neste caso, você deve fornecer seu e-mail de cadastro bancário, telefone, CPF ou chave aleatória. Não confunda esta chave Pix com uma senha para acessar o Pix, pois isso é suficiente para expô-lo a alguma fraude e perder a segurança da sua conta.

5. Sempre verifique a autenticidade da conta com o QR Code

Pix permite que você pague apontando a câmera para o código QR. Com isso, você pode pagar contas de restaurantes e até quitar dívidas.

Mas, é fundamental sempre verificar a autenticidade da sua conta que receberá o valor, pois nada impede que criminosos divulguem códigos falsos em vez da empresa correta para receber esses pagamentos.

Para evitar tais golpes, observe o beneficiário antes de concluir a transação e certifique-se de que este seja o destino correto para o valor que você está enviando.

6. Fique sempre atento com os terminais de pagamento via NFC

É importante que você preste atenção ao terminal de pagamento com tecnologia NFC — Near Field Communication. Pode haver terminais fraudulentos para roubar dados do cliente.

Neste caso, se você suspeitar que a aparência do terminal de pagamento ou o sinal exibido é diferente do normal, escolha outro método de pagamento.

7. Jamais faça pagamentos usando conexões públicas de internet

As conexões públicas são aquelas que acessamos dentro de shoppings, bares e outros locais. Embora ajudem a acelerar as conexões, podem conter vírus e malware que podem comprometer a privacidade dos seus dados, colocando assim as suas informações em risco de serem acessadas por terceiros.

Portanto, quando você estiver conectado à Internet de sua casa ou através da própria conexão da sua operadora de celular (3G ou 4G), prefira o streaming ao invés do Pix.

8. Não clique em links que pedem cadastro 

Para garantir a segurança do Pix, é importante que você não acesse sua conta digital por meio de anúncios, e-mails ou links de SMS.

Podemos destacar que esse é o tipo de golpe mais comum na internet, então você precisa ter cuidado. Sempre que você precisar acessar o Pix ou qualquer outro serviço financeiro, é uma boa ideia inserir o endereço do site da instituição financeira que você faz parte.

aplicativo para baixar filmes grátis no celular
Foto de cottonbro no Pexels

9. Feche os aplicativos

Depois de concluir uma transação financeira pelo seu celular, é fundamental fechar o aplicativo o mais rápido possível. Ao deixá-lo rodar em segundo plano, os dados que ele contém podem ser vistos por terceiros.

Além disso, ao fechar o aplicativo, você pode economizar a bateria do seu dispositivo e evitar o consumo desnecessário de internet.

10. Mantenha o dispositivo e o aplicativo do banco atualizado

Os dispositivos e aplicativos em nossos computadores e telefones exigem atualizações constantes por diversos motivos, como, por exemplo: ​​corrigir possíveis falhas que podem deixar os celulares vulneráveis.

Portanto, não ignore as solicitações de atualização em seu dispositivo, pois elas impedem que os cibercriminosos explorem possíveis falhas do sistema para roubar seus dados.

Como você pode observar nas dicas ao longo deste texto, há diversos cuidados simples, você pode se manter seguro ao usar o Pix, garantindo assim que as facilidades da tecnologia não causem problemas no futuro ou prejudiquem sua estabilidade financeira.

É importante prestar atenção não apenas ao registrar as chaves, mas também ao usar essa forma de pagamento para qualquer transação.

Por fim, com o objetivo de deixar seu celular sempre seguro, faça  cursos online de informática com o objetivo de não cair em vírus ou em programas duvidosos.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.