Os empréstimos consignados para aposentados são uma fonte de reclamação constante, já que ocorre muitas vezes uma insistência da parte dos bancos e financeiras, para que o aposentado ou pensionista aceite esse serviço sem ter solicitado.

Por isso, bloquear empréstimo no INSS pode ser uma ótima opção.

Então, se você é representante legal, aposentado ou pensionista do INSS e está passando por essa situação, leia com atenção as informações a seguir, elas irão te ajudar a resolver esse incômodo.

Neste artigo, iremos ensinar como bloquear empréstimo no INSS de forma rápida e prática, sem precisar se dirigir até uma agência da instituição.

O que é o empréstimo consignado no INSS?

Os empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS são modelos de empréstimos onde o aposentado ou pensionista solicita um valor junto a um banco ou financeira, e as parcelas mensais são debitadas diretamente do seu benefício.

Assim, os bancos têm a certeza de que irão receber os valores emprestados, e os aposentados e pensionistas não precisam se preocupar em pagar os boletos dos empréstimos, pois isso já ocorre de forma automática.

Com quanto tempo de MEI consigo empréstimo

Por esse motivo, muitos bancos e financeiras oferecem essa ferramenta, e os juros e condições desses empréstimos variam de instituição para instituição.

Nesse sentido, os usuários devem ficar atentos a juros abusivos, e também conferir se a instituição financeira está descontando o valor correto.

No caso de não querer receber ligações ou mensagens oferecendo serviços de empréstimos consignados, existe a opção de bloquear empréstimo no INSS.

Por que é indicado realizar o bloqueio do empréstimo INSS?

Com a opção de empréstimo desbloqueada, muitos bancos e financeiras conseguem chegar até o aposentado ou pensionista para oferecer empréstimos sem que ele tenha solicitado.

Essas abordagens geralmente são feitas de forma insistente por meio de ligações telefônicas ou mensagens de texto.

Então, caso esteja sendo assediado pelas instituições financeiras ou conheça alguém que esteja, deve realizar os seguintes passos:

  1. Bloqueie todos os números que entrarem em contato afirmando ser funcionário ou representante de bancos ou financeira;
  2. Acesse o site do Portal do Consumidor: consumidor.gov.br;
  3. Faça uma denúncia referente a contatos não solicitados de bancos e financeiras.

Nenhum empréstimo pode ser concedido por meio de autorização via telefone. Isso porque, qualquer concessão de crédito precisa ser assinada pelo solicitante.

Vale lembrar que é de extrema importância não fornecer o número do benefício e nem confirmar dados por telefone ou mensagens de texto, para pessoas que se apresentam como funcionários ou representantes de bancos.

Como bloquear empréstimo no INSS

Como bloquear empréstimo no INSS?

Agora que você já sabe a importância de bloquear empréstimo no INSS, vamos ao que interessa! Abaixo, você encontrará um tutorial detalhado para bloquear os empréstimos de forma rápida e prática.

  1. Acesse o site meu.inss.gov.br;
  2. Clique em “Entrar” e digite seu CPF e senha;
  3. Caso ainda não possua cadastro, clique em “Criar cadastro”, para criar um login e senha de acesso;
  4. Clique na opção “Empréstimo Desbloqueio/Bloqueio”.

A próxima página irá apresentar as condições para realizar o bloqueio ou desbloqueio do serviço. Caso o aposentado ou pensionista já tenha um empréstimo consignado em seu nome, a ferramenta vai estar bloqueada automaticamente.

  1. Clique em “Avançar” e insira o CPF, nome completo e número de telefone do aposentado ou pensionista;
  2. Clique no botão “Sim” no inferior da página e em “Avançar”;
  3. Na opção de cadastrar um representante legal, clique na opção “Não, eu sou o titular”;
  4. Em seguida clique em “Bloqueio para empréstimo” e em “Avançar”.

O site vai pedir para que você indique uma agência física do INSS mais próxima de você, e em seguida vai mostrar todos os seus dados preenchidos para que você possa confirmá-los.

No caso de erro na digitação, corrija seus dados antes de clicar em “Avançar”, para que a opção bloquear empréstimo no INSS seja feita da forma correta.

O próximo passo é declarar que leu e concorda com as informações. Não esqueça de clicar em “Avançar”, para que o seu comprovante do bloqueio de empréstimos seja gerado e salvo.

Gostou das informações? Então, compartilhe com um amigo.

Avatar de Júlio Gonsalves

Escrito por

Júlio Gonsalves

Graduado em Letras Português/Inglês. Trabalho como professor, escritor e redator de vários portais.