Já passou pela sua cabeça fazer um empréstimo no exterior? Os empréstimos são uma ótima saída, quando estamos apertados financeiramente, e, apesar de vários bancos e financeiras oferecerem essa opção no Brasil, também existe a possibilidade de realizar um empréstimo no exterior.

Ficou interessado? Neste artigo, iremos esclarecer todas as possíveis dúvidas sobre como fazer empréstimo no exterior e como funciona esse processo.

Então, fique ligado nos tópicos a seguir, para não perder nenhuma informação valiosa!

Como fazer empréstimo no exterior?

Quando pensamos nessa opção de empréstimo, a primeira pergunta que vem à mente é a seguinte: posso pegar empréstimo no exterior? E a resposta é sim.

Mas, vamos com calma! Apesar de ser possível, esse não é um processo tão fácil assim.

Como conseguir empréstimo no exterior

Primeiramente, o interessado deve definir se pretende solicitar um empréstimo no exterior para pessoa física ou jurídica. Logo em seguida, fazer uma pesquisa para saber quais são as instituições financeiras que oferecem essa ferramenta.

Assim que encontrar uma instituição financeira de confiança, é preciso estudar todos os termos de contrato, para ver se está de acordo, e só então, começar a providenciar os trâmites necessários.

Dessa forma, você estará preparado para pegar empréstimo no exterior, de forma totalmente legal.

Empréstimo no exterior pessoa física

Solicitar um empréstimo no exterior é um processo muito burocrático. Por esse motivo, não é comum as instituições financeiras emprestarem dinheiro para pessoas físicas.

Ou seja, os empréstimos internacionais geralmente são voltados para pessoas jurídicas, que querem fazer um investimento no seu próprio negócio.

Já que, as instituições financeiras do exterior costumam emprestar valores em grandes quantias.

Devido a burocracia com auditorias, formalizações, câmbios e demais processos, que exigem o auxílio de um profissional, não seria lucrativo para nenhuma das partes (instituições financeiras ou solicitantes) emprestar ou receber pequenos valores para pessoas físicas.

Então, se você está passando por um momento delicado financeiramente e está pensando em fazer um empréstimo, o indicado é procurar por bancos e financeiras nacionais.

Whatsapp para negocios
Pessoa Jurídica – Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Empréstimo no exterior pessoa jurídica

As taxas de juros dos empréstimos no exterior costumam ser bem menores do que as do Brasil. Por esse motivo, muitas pessoas tentam tirar proveito disso.

Portanto, se você não quer ficar de fora dessa, venha descobrir como pegar empréstimo no exterior, de forma legal.

A seguir, você encontrará o passo a passo para solicitar um empréstimo no exterior, para pessoa jurídica:

  1. Elabore um bom projeto – pessoas jurídicas, que estão em busca de empréstimos para alavancar o seu negócio, precisam apresentar um bom projeto, para que seu empréstimo seja considerado pela financeira;
  2. Escolher entre bancos comuns, bancos de fomento ou ONGs – existem diferentes instituições financeiras que oferecem empréstimos para pessoas jurídicas, por esse motivo, você deve fazer uma boa pesquisa, para escolher a que melhor se encaixa no seu perfil;
  3. Marcar uma reunião para apresentação do seu projeto – dependendo do valor solicitado, às instituições financeiras marcam reuniões pessoalmente, para que o solicitante apresente o seu projeto;
  4. Auditoria e formalização – a auditoria e formalização acontece após o seu projeto ser aprovado. Essa é o momento em que a instituição financeira checa todos os seus documentos e informações;
  5. Assinatura de contrato e burocracias cambiais – após assinar o contrato, é necessário registrar o empréstimo junto ao Banco do Brasil, para que as burocracias cambiais corram perfeitamente.

Da solicitação do empréstimo até a assinatura do contrato, demoram cerca de 6 meses a 1 ano. Nesse sentido, o tempo necessário para que todos os trâmites sejam concluídos varia de instituição para instituição.

Assim como o tempo necessário, as taxas e juros dos empréstimos também não são fixos, podendo variar significativamente entre as instituições financeiras.

Gostou das informações aqui presentes? Então, não deixe de compartilhar com os seus amigos.

Avatar de Júlio Gonsalves

Escrito por

Júlio Gonsalves

Graduado em Letras Português/Inglês. Trabalho como professor, escritor e redator de vários portais.