Saiba quais as dicas de como escolher o melhor cartão de crédito, a fim de aproveitar vantagens exclusivas.

Um cartão de crédito pode se tornar seu melhor amigo se você souber utilizá-lo corretamente, ele o ajudará a adquirir bens e experiências quando não tiver dinheiro disponível ou quiser parcelar para efetuar os pagamentos evitando gastar de imediato todo o valor que possui em sua conta bancária.

Se ainda tem dúvidas sobre quais são os melhores cartões de crédito que existem atualmente e não consegue tomar uma decisão, deve ter a certeza de que o melhor cartão é aquele que mais se adapta a si e ao seu estilo de compra.

Estar ciente de sua capacidade de pagar mensalmente e montar um esquema de receitas e despesas, o ajudarão a cumprir seus pagamentos mês após mês.

É importante pesquisar por um dicionário de investimento ou finanças, para compreender os termos presentes no contrato, os quais são referentes aos pagamentos e condições especiais que a administradora oferece ao cliente.

Confira a seguir o que devemos saber sobre cartões e quais as dicas para escolher o melhor cartão de crédito:

O que devemos saber sobre cartões de crédito?

No mercado existem muitos cartões de crédito, e cada um deles tem vantagens diferentes.

Principalmente no que se refere ao limite máximo de crédito, condições de pagamento (fatura de cartão, parcelas, etc.), disponibilidade dos cartões em diferentes lojas, etc.

Na verdade, até mesmo um mesmo banco pode oferecer vários tipos de cartões de crédito com diferentes vantagens.

Existem outros cartões de crédito que não estão diretamente relacionados com o empréstimo de dinheiro, mas são usados ​​para fazer compras.

Ou seja, são produtos mistos entre um banco e uma empresa ou loja online.

Esses cartões de crédito funcionam como cartões de consumo nessa loja, por meio dos quais os produtos podem ser adquiridos e pagos em convenientes prestações.

Cada cartão de crédito oferece limites de crédito, facilidades de pagamento e até promoções para compras em uma empresa associada a esse cartão.

Portanto, nem todos os cartões de crédito são iguais. Por isso, você deve saber escolher o cartão de crédito que melhor se adapta às suas necessidades.

Nesse sentido, é preciso ter muito cuidado, já que muitos bancos ou lojas invadem com publicidade para aderir a um cartão de crédito.

Como seria de se esperar, eles oferecem supostas vantagens que, embora possam ser benéficas, não são realmente úteis para todos.

E acabam sendo um fardo pesado para alguns usuários.

Conforme o Canal Quero Viajar, não se trata de publicidade enganosa (embora essa opção não deva ser descartada), mas sim de saber escolher o cartão de crédito que oferece os melhores benefícios e que não se torna um problema para o orçamento pessoal ou familiar.

melhor cartão de crédito
melhor cartão de crédito

Como escolher o melhor cartão de crédito?

A seguir, confira as principais dicas para ajudar na escolha do seu novo cartão de crédito:

Anuidade

É um ponto a ser considerado, já que a maioria dos cartões tem um custo de anuidade, que é às vezes muito alto. Existem promoções na hora de contratar que podem impedi-lo de ocupar o cargo.

Gerenciamento de contas

Considere que em algumas contas você terá que fazer certo número de movimentos mensalmente para evitar o custo do gerenciamento de contas.

Cobertura

Se você é um daqueles que gosta de sair e viajar pelo mundo, opte por um cartão que tenha ótima cobertura, para que não tenha nenhum incômodo ao fazer suas compras no exterior.

Controle

O fato de você poder receber notificações no seu celular sobre cada movimento, dá a você a oportunidade de ter um melhor controle, bem como de reconhecer cobranças que não são suas.

Pontos

Uma das recompensas do cartão de crédito é que suas compras são convertidas em pontos, que você pode usar futuramente para fazer pagamentos nos estabelecimentos participantes.

Pagamentos mensais

Se o valor de sua compra exceder sua capacidade de pagamento por mês, você pode adiá-lo em meses para ter algum luxo sem desestabilizar sua economia.

Lembre-se que o melhor cartão de crédito é aquele que se adapta ao seu estilo de compra, por exemplo, se você se preocupa com a segurança do seu banco pode optar por um cartão virtual, que o ajudará a se proteger contra fraudes ou roubo de identidade.

Verifique o APR

É um indicador anual que inclui juros, despesas e comissões, que geralmente variam entre 18% e 20%.

Esses pagamentos podem ser feitos no final de cada mês ou em parcelas mensais flexíveis acordadas com o banco. Você tem que verificar o APR para saber se um cartão é adequado.

Limite de crédito

Um cartão de crédito de limite alto é muito tentador, mas pode ser uma faça de dois gumes.

Convém pesar as vantagens e desvantagens de cada limite de crédito de acordo com as necessidades de compra e a capacidade real de pagamento, de acordo com as condições do banco.

Tempos de pagamento

Alguns cartões oferecem prazos de pagamento alargados, mas deve ter em atenção que tendem a ser os que mais penalizam se o prazo de pagamento for ultrapassado.

Nível de aceitação

Certas marcas de cartão, como MasterCard, Visa, American Express, etc, são geralmente aceites em mais estabelecimentos comerciais do que outros.

Então você tem que ter certeza de que é um cartão aceito na maioria deles.

Cartões com anuidade, adicionais e outros termos grátis.

Existem cartões de crédito que são gratuitos, ou seja, você não precisa pagar comissões de emissão, renovação ou obtenção de adicional.

Mesmo esses cartões de crédito gratuitos permitem que você retire dinheiro em caixas eletrônicos sem pagar taxas.

Esses tipos de cartão são muito atraentes, por isso certifique-se de não cair na armadilha de se endividar rapidamente.

Descontos associados

Alguns cartões de crédito possuem convênios com determinadas lojas, que oferecem descontos na compra de produtos com esses cartões.

Mas é preciso comparar os preços desses produtos, pois acontece muitas vezes que seus preços são muito altos, de modo que seus alegados descontos não são tão benéficos.

Muitos desses cartões até cobram taxas tão altas que não vale a pena acessar esses descontos em compras.

Seguro de compra

Alguns cartões de crédito oferecem seguro para a compra de um determinado produto ou serviço.

Por exemplo, alguns cartões de crédito oferecem apólices de seguro de viagem se você comprar uma passagem de avião com eles, que inclui indenização em caso de perda de bagagem e até seguro de vida.

Lembre-se que o melhor cartão de crédito não é necessariamente aquele com os limites mais altos, aqueles que permitem o saque em caixas eletrônicos ou aqueles que oferecem descontos fabulosos nas compras.

Graças a este comparador online você pode colocar cada um dos cartões de crédito em uma balança, pesar os prós e os contras até selecionar aquele que melhor se adapta às suas necessidades pessoais ou familiares.

Um bom cartão de crédito pode ser o seu melhor aliado, se seguir estas sete dicas para escolher o melhor cartão de crédito e evitar cair na armadilha de dívidas impagáveis.

Um bom cartão de crédito é a solução para seus problemas, então faça uma boa escolha.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.