Como renegociar empréstimo consignado?

Renegociar empréstimo consignado pode ser uma excelente opção para aqueles que desejam quitar o seu empréstimo em condições mais viáveis, com o propósito de conseguir pagar a dívida.

A renegociação é feita diretamente com a instituição financeira, e essa ferramenta pode ser utilizada por pensionistas, servidores públicos e aposentados do INSS.

Sendo assim, basta entrar em contato com o agente do empréstimo através dos canais oficiais da financeira ou comparecer a uma agência física.

Ficou interessado? Então, não deixe de ler atentamente todas as informações presentes neste artigo!

renegociar empréstimo consignado
renegociar empréstimo consignado

Como funciona a renegociação de consignado?

Algumas vezes, o consumidor que solicita um empréstimo consignado pode acabar tendo dificuldades para pagar as suas parcelas.

Nesses casos, renegociar o empréstimo é uma excelente forma de conseguir quitar a dívida, sem um impacto expressivo no orçamento.

Através da renegociação é possível:

  • Negociar condições mais viáveis de pagamento;
  • Conseguir uma redução da taxa de juros;
  • Redução no valor das parcelas;
  • Prazos maiores de pagamentos.

Essa renegociação deve ser feita diretamente com a financeira responsável por lhe conceder o empréstimo, de forma presencial ou por meio dos seus canais oficiais online.

Como reduzir os juros de empréstimo consignado

Quando o banco ou financeira percebe que o seu cliente está tendo dificuldades para arcar com as parcelas do seu empréstimo, a mesma oferece a chance de uma renegociação.

E, por meio desse reajuste, é possível reduzir os juros de empréstimo consignado.

Para isso, não aceite nenhuma proposta feita pela instituição financeira. A proposta deve se encaixar na sua condição financeira e o agente de negociação sabe disso.

Então, aquela primeira proposta apresentada é apenas uma proposta inicial, e por mais que o agente financeiro insista que é a única disponível, o banco fará de tudo para que você possa quitar a sua dívida.

Ou seja, eles estão dispostos a ouvirem a sua contraproposta, de acordo com as suas possibilidades financeiras. Então, essa é a hora de tentar uma redução da taxa de juros!

Quando refinanciar empréstimo consignado?

O refinanciamento de um empréstimo consignado é indicado quando o consumidor deseja aumentar o seu valor de crédito disponível.

Ao entrar em contato com um agente da financeira, que possui o contrato de empréstimo consignado, e expressar o seu desejo de realizar um refinanciamento, o saldo devedor atual é quitado e a diferença é liberada como novo saldo.

Ou seja, é necessário consultar a margem consignável disponível para contratar um novo valor.

pagar boleto no cartão de crédito

Nesse sentido, caso você esteja precisando de 1.500 reais emprestado, e deva 3.500 reais divididos em um total de 12 parcelas, o agente financeiro poderá quitar as suas parcelas restantes e disponibilizar um novo valor de 5.000 reais.

Dessa forma, os 1.500 reais são adicionados à conta, e o consumidor recebe um novo contrato com um novo parcelamento.

Assim, não será necessário arcar com mais de um empréstimo ao mesmo tempo.

Tutorial de como renegociar empréstimo consignado

No caso de dúvidas de como renegociar o seu empréstimo consignado, abaixo criamos um tutorial simples e prático, para que você possa segui-lo.

  1. Vá até a agência onde solicitou o empréstimo ou entre em contato com o seu agente financeiro pelas vias oficiais;
  2. Informe a sua dificuldade em quitar as parcelas do empréstimo existente e expresse o seu desejo de fazer uma renegociação;
  3. Escute atentamente e entenda as condições da renegociação;
  4. Informe qual proposta está de acordo com as suas capacidades financeiras;
  5. Feche o acordo de renegociação.

Uma dica é trocar de agente financeiro, caso a renegociação do empréstimo consignado não esteja correndo como o esperado.

O nome dessa transferência é portabilidade de crédito, e essa é uma ferramenta disponibilizada para todos os consumidores.

Avatar of Júlio Gonsalves

Júlio Gonsalves

Graduado em Letras Português/Inglês. Trabalho como professor, escritor e redator de vários portais.