Com quantos anos pode ter cartão de crédito?

Fazer cartão de crédito é o sonho de muita gente. Pois, ele facilita muito nossa vida, permitindo a compra mesmo em momentos em que não temos o dinheiro, além de facilitar o parcelamento de valores maiores.

Por isso, é comum que pessoas que ainda nem atingiram a maioridade se interessem por fazer um cartão.

Mas, o que diz a legislação sobre isso, será que é possível um menor de idade ter cartão?

E quais bancos permitem esse serviço? Se você também possui essas dúvidas, veja abaixo as principais informações sobre o assunto.

Menor de idade pode ter cartão?

De forma geral, a legislação brasileira diz que fazer cartão de crédito só é possível para maiores de 18 anos. Contudo, existem algumas exceções que podem permitir a uma pessoa ter um cartão mesmo sendo menor de idade.

São duas situações principais:

  • O menor foi emancipado, ou seja, ele pode assumir diversas responsabilidades legais sem precisar do aval de um responsável;
  • Como um cartão adicional, pedido por um titular maior de idade e que possui este benefício.

Mas, mesmo se enquadrando nessas situações, fazer um cartão de crédito ainda pode ser difícil, pois a análise do banco pode ser mais criteriosa e não há muitos dados para comprovar que seria vantajoso emitir o cartão para determinado cliente.

Pois, como a pessoa ainda é muito jovem, provavelmente vai haver poucos registros de movimentações financeiras, além de ser mais difícil a comprovação de uma renda fixa e segura.

Cartão de crédito para menor de 18
Modelo foto criado por benzoix – freepik

Requisitos básicos

Cada instituição bancária responsável pela emissão de cartões possui suas próprias regras e requisitos, assim o que é válido em um banco pode não ser para outro.

Mas, de forma geral, podemos citar aquilo que é exigido em praticamente todas as instituições:

  • Ser maior de 18 anos ou menor emancipado. Como vimos anteriormente, algumas instituições também permitem que o titular peça cartões adicionais para menores de idade;
  • CPF regular;
  • Documento de identificação;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Ter o nome limpo não é exatamente um requisito, mas a verdade é que poucos bancos aceitam emitir cartões de crédito para usuários que estão registrados nos órgãos de proteção ao crédito.

Bancos que emitem cartão para menor de idade

Caso você seja um menor emancipado, pode pedir um cartão de crédito em qualquer instituição, mas isso não significa que você será aprovado.

Contudo, outra opção mais viável para menores de idade é conseguir seu cartão como um cartão adicional, vinculado a um titular maior de idade.

Existem diversos bancos que oferecem este serviço, como por exemplo:

  1. Banco Inter: este banco permite a emissão de até 4 cartões adicionais, que podem ser vinculados a um menor de idade;
  2. C6 Bank: aqui a emissão do primeiro cartão de crédito adicional é totalmente gratuita e pode ser vinculada a alguém menor de 18 anos;
  3. Trigg: o cartão Trigg é internacional e permite que o cliente peça até 3 adicionais;
  4. BTG Pactual: o BTG permite ao titular pedir até 7 adicionais que podem ser vinculados a menores de idade.
cartão para menor de idade
Fazer cartão de credito – Foto de Andrea Piacquadio

Limite médio

Ao fazer cartão de crédito, principalmente pela primeira vez, muitas pessoas não conseguem um limite tão alto.

Pois, o banco ainda não sabe se você será um bom pagador, mas à medida que o cliente fizer a utilização do serviço e quitar as faturas em dia, o limite aumentará automaticamente.

Contudo, os procedimentos e parâmetros variam de instituição para instituição. Basicamente, o limite de um cartão é baseado na renda apresentada pelo cliente.

O banco faz um cálculo projetando o quanto você poderia gastar no cartão sem comprometer suas outras contas.

E no caso de um cartão adicional para menores de idade, o limite é baseado no próprio limite do titular que fez a requisição.

Como fazer cartão para menores de 18 anos?

No caso de um menor emancipado, ele pode fazer cartão de crédito indo até a instituição e apresentando os documentos necessários para o procedimento, incluindo algo que comprove sua emancipação.

Mas, aquela pessoa que já possui um cartão de crédito e quer pedir um adicional para um adolescente, deve entrar em seu aplicativo bancário e procurar a opção.

Verifique os critérios e exigências e forneça toda a documentação que for necessária.

Mesmo neste cenário, o pedido passará por uma análise da instituição financeira e, caso aprovado, o novo cartão chegará no endereço informado. Depois é só ativá-lo seguindo os procedimentos recomendados pelo banco.

Conclusão

Definitivamente, fazer cartão de crédito para menor de idade não é tão simples, pois existem poucas situações em que isto é possível.

Mas, cumprindo os requisitos e procurando instituições que façam este tipo de serviço, você consegue ser aprovado.

No caso de cartões adicionais, o titular sempre terá um grau de responsabilidade sobre o novo cartão gerado, e é missão dele ajudar o adolescente a administrar as finanças e não gerar dívidas devido ao encanto diante de todas as facilidades oferecidas pelo cartão.

Avatar of Júlio Gonsalves

Júlio Gonsalves

Graduado em Letras Português/Inglês. Trabalho como professor, escritor e redator de vários portais.