Qual melhor navegador para celular? Quais dos softwares de pesquisa que existem atualmente possuem o melhor desempenho em smartphones?

Os navegadores bons em PCs são naturalmente bons em celulares ou devemos buscar por outras opções?

Qual o “peso” de um bom navegador no armazenamento de um celular? Qual a melhor agência de SEO Curitiba?

Que a internet revolucionou as nossas vidas, todo mundo sabe. Mas, que ela vem mudança e avançando cada vez mais em termos de tecnologia, apesar de não ser novidade, pode não ser claro em dimensões para a grande maioria das pessoas.

Tanto é verdade que hoje temos navegadores exclusivos para smartphones.

No passado, os navegadores eram complicados de serem usados, pareciam coisas abstratas, além de serem extremamente lentos se comparados aos dias atuais.

Já atualmente, basta abrir o Chrome no celular e fazer uma breve pesquisa para garantir a resposta em menos de um segundo.

No conteúdo de hoje, portanto, vamos responder a você não somente qual melhor navegador para celular, mas vamos trazer mais de uma opção, para escolher aquela que considerar a melhorar para o seu smartphone.

Vamos lá, leia conosco!

Qual melhor navegador para celular?

Afinal, qual melhor navegador para celular? Nas lojas Android, iOS e iPadOS há uma quantidade enorme deles, mas aqueles que são realmente confiáveis (e livres de qualquer vestígio de spyware ou outros componentes que possam retardar o dispositivo e/ou risco de privacidade de dados) não são muitos.

Abaixo listaremos os que representam os melhores da categoria: cada um deles pode ser instalado facilmente, acessando a Google Play Store, alguma das lojas alternativas para Android de comprovada seriedade, ou na App Store da Apple: depois de abrir sua loja de referência, basta pesquisar o nome do navegador entre os aplicativos disponíveis usando a função de pesquisa apropriada.

melhor navegador para celular

Uma vez identificado o resultado mais relevante, basta tocar na caixa relevante ou na guia relevante, pressionar o botão “Instalar/Obter” e, se necessário, concluir o download autenticando via reconhecimento facial, impressão digital ou senha da conta configurada no dispositivo.

Lembre-se, no entanto, que em termos de desempenho no iOS e iPadOS, os navegadores são praticamente “nivelados”, pois são obrigados a usar o mesmo mecanismo do Safari (devido a restrições impostas pela Apple em seus sistemas operacionais).

Google Chrome (Android/iOS/iPadOS)

Qual melhor navegador para celular? Não há muito a dizer sobre o Google Chrome: é o navegador padrão do sistema operacional Android equipado com Play Services, que compartilha a maioria dos recursos com sua contraparte de desktop, incluindo sincronização de dados e envio de guias abertas de um dispositivo para outro.

O navegador do Google também está disponível para iPhone e iPad e suporta o modo de navegação com economia de dados, porém alguns recursos (como notificações na web, por exemplo) não são utilizáveis devido a restrições impostas pela Apple.

A versão móvel do Chrome infelizmente não vem com suporte para extensões. Ele pode ser instalado em dispositivos Android sem os serviços do Google, mas abrindo mão da sincronização de dados (que pode ser remediada instalando a Play Store e serviços relacionados separadamente).

Mozilla Firefox (Android/iOS/iPadOS)

Se você usa regularmente o navegador Firefox para computadores, ficará satisfeito em saber que sua contraparte para Android (Play Store e mercados alternativos), iPhone e iPad permite acessar e sincronizar itens sincronizados online.

Como as coisas estão atualmente, o navegador da Mozilla sofre de algumas deficiências em termos de desempenho.

Não é nada insuperável, no entanto, pelo menos se você usar dispositivos que não são realmente datados.

O Firefox para smartphones e tablets oferece suporte para alguns complementos e extensões desenvolvidos exclusivamente para a versão móvel do navegador.

Safari (iOS/iPadOS)

Qual melhor navegador para celular? Safari é o navegador padrão no iPhone e iPad e possui praticamente todos os recursos (streaming via AirPlay incluído) do navegador homônimo para macOS.

O aplicativo de navegação é extremamente rápido, tanto em termos de desempenho quanto de carregamento de página com um impacto mínimo na duração da bateria. No entanto, não há suporte para extensões.

O Safari está pré-instalado em todos os dispositivos móveis da Apple e não está disponível para outras plataformas.

Outros navegadores para smartphones e tablets

Além dos que listamos até agora, existem muitos outros aplicativos de navegação para Android, iOS e iPadOS que são tão bons quanto. Aqui estão dois deles:

  • Microsoft Edge (Android/iOS/iPadOS): o navegador da Microsoft também pode ser baixado e instalado em smartphones e tablets. Representa um bom compromisso entre velocidade e consumo de recursos e lhe permite tirar partido da sincronização online, após iniciar sessão com uma conta Microsoft;
  • Brave (Android/iOS iPadOS ): o navegador Brave também está disponível para smartphones e tablets. O sistema de recompensas Brave, no entanto, não pode ser utilizado em sistemas operacionais da Apple, por escolha específica desta última empresa. Até a próxima!
Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.