Amortizar empréstimo consignado pode ser o sonho de muita gente! Isso porque, as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, restringindo muito o salário durante o mês.

Então, para te auxiliar nessa jornada, trouxemos um texto informativo com tudo o que é preciso saber para reduzir as parcelas do empréstimo.

Assim, você descobre o que é um empréstimo considerado, entende se vale a pena amortizar as parcelas, vê como solicitar a amortização e acessa dicas para realizar esta tarefa com eficiência e rapidez.

Gostou? Basta ler o artigo com muita atenção! Boa leitura!

O que é empréstimo consignado?

Empréstimo consignado é uma modalidade oferecida pelos bancos, na qual as parcelas são descontadas diretamente no contracheque, holerite ou benefício INSS recebido pelo contratante.

Dessa forma, muitas pessoas recorrem a ele, por contar com taxas mais brandas do que a maioria e por ter forte apelo junto a funcionários públicos, aposentados e pensionistas.

Se este é o seu caso, vamos ensinar como amortizar empréstimo consignado e ficar livre dessa dívida, que pode se tornar incômoda com o passar do tempo. Confira as dicas dos tópicos seguintes e se surpreenda!

Vale a pena amortizar as parcelas do empréstimo consignado?

Se você está sonhando em reduzir as taxas de juros e diminuir o tempo de pagamento, amortizar as parcelas do empréstimo pode valer muito a pena!

Dessa forma, ao antecipar o pagamento, o cliente acaba acessando um ótimo desconto na taxa de juros. Assim, seu poder de compra aumenta, ao passo que o período de pagamento e montante devido diminui.

Como amortizar empréstimo consignado

Como solicitar a amortização do empréstimo consignado?

Primeiramente, o beneficiário deve entrar em contato com a instituição na qual realizou o empréstimo consignado. Então, precisará escolher entre a quitação parcial ou a liquidação total da dívida.

A diferença entre elas é que, a liquidação parcial dá ao cliente o poder de pagar mais de uma parcela de uma só vez. E, assim, amortizar empréstimo consignado através do abatimento de juros dessas parcelas.

Já a liquidação total ou integral, permite ao consumidor a antecipação de todas as parcelas restantes, de uma única vez. Nesse caso, a amortização das parcelas acontecem também de forma integral.

Após escolher entre as modalidades disponíveis, a instituição dará a opção de pagamento através do cartão de crédito (débito), em dinheiro ou boleto bancário.

Como calcular a amortização do empréstimo consignado?

Amortizar empréstimo consignado ficou ainda mais fácil, com o uso das calculadoras online. Isso porque, essas ferramentas são capazes de prever, com certa fidelidade, quanto será poupado ao pagar as parcelas de forma antecipada.

Para acessar a calculadora do Ministério Público de Santa Catarina, uma das mais usadas pelo público, basta clicar aqui.

Lá, você vai precisar informar dados como:

  • Valor da parcela;
  • Taxas de juros ao mês;
  • Dia do vencimento;
  • Data da quitação;
  • E quantidade de parcelas.

Dicas para pagar o seu empréstimo rapidamente?

Agora que você já sabe as vantagens de amortizar empréstimo consignado, vamos te dar algumas dicas de como realizar esta ação mais rapidamente. Confira:

  • Dinheiro Inesperado: Você recebeu participação de lucros da sua empresa, ganhou dinheiro num sorteio, recebeu um pagamento de um devedor, etc. Aí está a oportunidade de adiantar algumas parcelas. Entre em contato com seu banco e solicite algumas a mais,
  • 13º salário: use o benefício para se ver livre de uma boa porcentagem de juros. Caso o benefício esteja muito distante, é possível antecipá-lo em alguns bancos e, posteriormente sofrer um pequeno desconto quanto o benefício for finalmente pago;
  • Restituição do Imposto de Renda: outra oportunidade de ouro, para amortizar o empréstimo consignado, é através daquele valor que a receita federal retorna para o consumidor, após a declaração do imposto;
  • Renda extra: Fazer renda extra não é para todo mundo. Mas, se você puder, consiga um trabalho extra, seja vendendo docinhos, lavando carros, escrevendo, ou qualquer outra atividade remunerada esporádica. Fazer uma grana extra ajuda a pagar o empréstimo ainda mais rápido;
  • Antecipação Saque-Aniversário: aderiu ao saque aniversário? Converse com o gerente do seu banco e tente uma antecipação. Em alguns casos, é possível antecipar até 5 parcelas do seu saldo FGTS, recebendo o valor no mesmo dia. Tudo isso, sem comprometer a sua renda mensal.

Tentou de tudo, mas infelizmente não conseguiu? Não fique triste, no tópico abaixo mostramos como é possível amortizar empréstimo mesmo sem ter dinheiro guardado.

Realize a portabilidade para amortizar empréstimo

Ao optar por essa modalidade, o cliente deve realizar uma pesquisa, para descobrir quais instituições cobram taxas menores de juros. Além de, descobrir quais delas oferecem amortização das taxas em caráter de portabilidade.

Assim, é possível solicitar junto ao banco do seu empréstimo consignado, os documentos necessários para transferir a dívida para outra instituição.

Dessa forma, o cliente consegue obter uma redução drástica, em relação à taxa de juros pagos. O que ajuda na hora de amortizar o empréstimo consignado.

Gostou das dicas? Compartilhe com um amigo que se interessa pelo assunto!

Avatar de Júlio Gonsalves

Escrito por

Júlio Gonsalves

Graduado em Letras Português/Inglês. Trabalho como professor, escritor e redator de vários portais.