Está pensando em se tornar MEI? Saiba que essa categoria de empreendedor possibilita usufruir de muitos benefícios, como, por exemplo, o empréstimo especial para microempreendedor, oferecido pelos bancos.

Esse empréstimo serve para ajudar o MEI a alavancar o seu negócio de uma forma rápida, simples e prática.

Ficou interessado? Caso queira saber mais sobre como se tornar MEI e conseguir um empréstimo, fique atento às informações a seguir!

Aqui, iremos abordar assuntos como: o que é MEI e como ele funciona, qual banco empresta dinheiro para MEI, como conseguir empréstimo do governo para MEI e com quanto tempo de MEI é possível solicitar um empréstimo.

Com quanto tempo de MEI consigo empréstimo

O que é MEI e como ele funciona?

O Microempreendedor Individual – MEI, surgiu para classificar um empreendedor autônomo, ou seja, que trabalhe de forma individual oferecendo serviços. Mas por que se tornar MEI é interessante?

Ao se cadastrar como MEI a pessoa passa a ter CNPJ, tendo assim uma maior facilidade na abertura de contas, na emissão de notas fiscais e no pedido de empréstimos.

Além dos benefícios citados acima, os MEIs também têm direito a:

  • Auxílio maternidade;
  • Direito a afastamento remunerado devido a problemas de saúde;
  • Aposentadoria, etc.

Contudo, os profissionais registrados nessa categoria não podem contratar mais de 1 funcionário, e também não podem ter uma receita superior a 81 mil reais por ano.

Caso essas regras sejam desobedecidas, o profissional será banido da categoria MEI, perdendo todos os benefícios oferecidos por ela, sendo necessário se enquadrar como microempresa.

Para ter todas as vantagens citadas, o profissional cadastrado como MEI deve pagar um valor mensal que varia de 60 a 70 reais, dependendo do seu ramo de atuação.

Qual banco empresta dinheiro para MEI?

Atualmente, os profissionais da categoria MEI podem solicitar empréstimos em vários bancos tradicionais do Brasil, como: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco Itaú e também fintechs, como por exemplo, a Creditas e o Lendico.

As opções acima oferecem empréstimos que vão de 0,84% até 3,79% de juros mensais. Você também pode encontrar a opção de realizar empréstimos com ou sem bens de garantia, dependendo da escolha da instituição.

Então, na hora de escolher o banco ou fintech para solicitar um pedido de empréstimo para MEI, primeiramente confira as taxas de juros mensais – que variam significativamente de uma instituição para outra, e também se é preciso ou não dar imóveis ou automóveis como garantia do empréstimo.

Lembrando que, os valores dos empréstimos são quantias pequenas, destinadas para aqueles que querem abrir o seu micro negócio, ou para aqueles que já possuem o seu negócio, mas querem fazer um upgrade.

Os empréstimos para MEI podem ser solicitados nas próprias agências bancárias de forma presencial, ou de forma totalmente online, nos sites oficiais das instituições que oferecem o serviço.

Com quanto tempo de MEI consigo empréstimo?

Agora que já sabemos como funciona o MEI, e que qualquer profissional nessa categoria pode solicitar um empréstimo para alavancar o seu negócio, vamos para a próxima grande questão.

Quanto tempo de MEI um profissional precisa ter para solicitar um empréstimo? A resposta é que, o tempo necessário para solicitar um empréstimo como MEI varia de instituição para instituição que oferece esse serviço.

adquirir máquina de cartão de crédito
Reprodução

O tempo mínimo necessário é de 6 meses, entretanto, os bancos possuem a liberdade de estipular um tempo mínimo de até 1 ano.

Por esse motivo, caso esteja precisando desse empréstimo quanto antes, vale a pena fazer uma breve pesquisa para saber quais bancos estipulam o menor período mínimo de tempo.

Como conseguir empréstimo do governo para MEI?

Conseguir um empréstimo para MEI através do governo é muito simples e fácil! O profissional pode solicitar o empréstimo através do aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, de forma online.

Também existe a opção de solicitar o empréstimo através do programa SIM Digital. Contudo, nessa opção, o profissional deve se dirigir pessoalmente até uma agência Caixa.

O aplicativo Caixa Tem é um banco digital, onde qualquer pessoa pode abrir uma conta de forma rápida e prática, utilizando apenas o seu aparelho celular.

Já o Sim Digital é um programa de facilitação do microcrédito digital para empreendedores.

Nos dois casos apresentados, presencial ou de forma online, para solicitar o empréstimo você deverá estar de posse dos seus dados pessoais e os dados do seu MEI.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais.

Avatar de Júlio Gonsalves

Escrito por

Júlio Gonsalves

Graduado em Letras Português/Inglês. Trabalho como professor, escritor e redator de vários portais.