Estamos vivendo o século da praticidade. E, temos um exemplo claro disso, ao pagar boleto no cartão de crédito, no conforto das nossas casas.

Sem precisar enfrentar filas de casas lotéricas ou bancos, como acontecia antigamente.

Basta ter um cartão ativo e o boleto que deseja quitar em mãos, para realizar a mágica. Então, se você ainda não utiliza esse meio, para pagar as suas contas, e deseja otimizar o seu tempo, não deixe de conferir as informações a seguir.

Neste artigo, iremos esclarecer todas as suas possíveis dúvidas sobre o assunto, como, por exemplo, se é correto pagar boleto usando o cartão de crédito e como realizar esse feito.

Posso pagar boleto com cartão?

Os cartões de crédito estão no mercado há algumas décadas, e vieram para substituir o seu antecessor: o cheque. Eles são usados para comprar produtos e serviços, de forma única ou parcelada.

O que pouca gente sabe é que, além dessas funções, também é possível pagar boleto no cartão de crédito, usando a sua ferramenta de parcelamento ou pagamento único.

Ou seja, qualquer pessoa pode sim, pagar boleto no cartão de crédito, desde que ele esteja ativo. E, para isso, não é necessário ter dinheiro em sua conta, no momento exato do pagamento.

pagar boleto no cartão de crédito

É correto pagar boleto no cartão?

Pode parecer errada a ideia de pagar boleto no cartão de crédito. Pois, na maioria das vezes, quando recorremos ao crédito isso significa que estamos sem dinheiro para pagar no débito.

E essa atitude, de quitar um boleto sem ter dinheiro naquele momento, passa a sensação de estar fazendo algo errado.

Mas, pagar boleto no cartão de crédito é uma ação regulamentada, e está totalmente na lei.

Inclusive, os próprios bancos cobram uma taxa simbólica para a realização dessa tarefa. Os valores das taxas variam, pois, cada banco está livre para cobrar o valor que considerar necessário pelo serviço de pagamentos de contas pelo cartão.

Vantagens e desvantagens

Como todo serviço existente, pagar boleto no cartão também oferece as suas vantagens e desvantagens. Por esse motivo, listamos abaixo as principais vantagens e desvantagens dessa ação.

Vantagens

  • Pagar seu boleto de forma facilitada, otimizando o seu tempo;
  • Não gastar com deslocamento até agências bancárias ou casas lotéricas;
  • Poder pagar seu boleto sem ter o dinheiro naquele exato momento;
  • Parcelar o seu boleto facilmente.

Desvantagens

  • Os bancos geralmente cobram uma taxa, que pode chegar até 24 reais, referente a esse serviço;
  • Pode ser cobrado o IOF;
  • É possível ter juros no serviço, como se fosse um empréstimo;
  • Não ter o dinheiro no dia de quitar a fatura.

Antes de utilizar esse serviço, avalie todas as suas vantagens e desvantagens acima. Principalmente a última informação, listada nas desvantagens.

Pois, devido a facilidade de pagar um boleto no cartão, sem precisar sair de casa ou ter o dinheiro em mãos, tal atitude pode agravar os gastos fazendo-os fugirem do controle.

Assim, quando chegar o dia de pagar a fatura do cartão, ela estará exacerbada, e o não pagamento irá virar uma bola de neve de endividamento e cobranças.

aluguel de celular pessoa física

Como fazer?

Como podemos constatar até agora, a ação de pagar boleto com o cartão de crédito, além de ser possível, também se encontra dentro da lei.

Então, caso tenha se interessado nessa ferramenta, iremos ensinar como utilizá-la.

  1. Abra o aplicativo do seu cartão de crédito;
  2. Procure pela opção “Pagamento”;
  3. Leia o código de barras do boleto com a câmera do seu celular ou o digite no local indicado;
  4. Escolha a opção pagamento “Cartão de Crédito“;
  5. Autorize o pagamento digitando a sua senha.

Você pode usar a opção de parcelar a fatura do seu cartão de crédito, caso seja necessário. Contudo, vale lembrar que tal ação pode acarretar juros.

Conclusão

Concluímos que, utilizar o cartão de crédito para pagar boleto pode ser muito vantajoso, dependendo dos juros cobrados por atraso do seu boleto e a sua situação financeira naquele momento.

Além de ser uma ferramenta para otimizar o tempo, já que o indivíduo não precisa comparecer a uma agência bancária ou a casas lotéricas para quitar o seu boleto.

Contudo, vale prestar atenção nas taxas cobradas pelos bancos devido ao pagamento com cartão, antes de decidir usar essa ferramenta para organizar as finanças.

Gostou deste texto? Compartilhe!

Avatar de Júlio Gonsalves

Escrito por

Júlio Gonsalves

Graduado em Letras Português/Inglês. Trabalho como professor, escritor e redator de vários portais.