O PayPal é uma das maiores empresas de pagamentos do mundo. Sua tecnologia ajuda os clientes a receberem e efetuarem pagamentos de forma segura e descomplicada.

Por lá, é possível confirmar compras sem informar dados do cartão de crédito, por exemplo.

E agora, o PayPal, com o objetivo de facilitar ainda mais a vida de seus clientes, aderiu à tecnologia do momento: o Paypal PIX. Se você quer saber como tudo vai funcionar, basta ler o artigo até o final.

O que é o PIX?

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo, em que o usuário pode enviar e receber dinheiro em questão de segundos.

Essa tecnologia foi lançada pelo Banco Central em novembro de 2020 e já conquistou milhares de usuários devido à sua praticidade.

As instituições financeiras não querem ficar para trás e estão disponibilizando rapidamente o PIX para seus usuários.

O PayPal PIX segue pelo mesmo caminho e vem liberando a nova tecnologia gradualmente para seus clientes.

A transferência instantânea por PIX já está liberada para usuários da plataforma que possuem o APP instalado no sistema Android e iOs.

PayPal PIX
PayPal PIX

Para ter acesso a esse serviço, basta cadastrar uma chave à sua escolha.

Lembrando que você não pode usar a mesma chave para várias instituições financeiras.

As chaves mais comuns são CPF, telefone e e-mail.

Mas caso você já tenha utilizado essas informações e queira registrar seu PIX no PayPal, não se preocupe, você ainda poderá usar uma chave aleatória.

Taxas?

Se você é cliente do PayPal PIX e ficou sabendo que a plataforma ativou a transferência instantânea por PIX para usuários, deve estar se perguntando quais taxas terá que pagar?

Essa é a melhor coisa quando se fala em PIX; diferente de outros tipos de transferências como TED ou DOC, com o PIX você não paga nada.

Isso mesmo, não tem pegadinha, esse serviço de transferência é totalmente gratuito.

Mesmo para outras instituições, você não pagará nada, já que esse é um problema que os usuários de bancos enfrentam quando precisam fazer uma transferência.

Eles têm a possibilidade de realizar TEDs gratuitas para contas da mesma instituição, mas, caso a pessoa para quem se quer transferir seja de outro banco, é preciso pagar uma taxa absurda. 

Com o PIX não há esse problema. A gratuidade acontece em todas as situações.

Como cadastrar a chave Paypal PIX?

Para ter acesso a transferências instantâneas por PIX em sua conta do PayPal, basta seguir alguns passos:

Entre em sua conta do PayPal pelo APP instalado em seu Android. Lembrando que para cadastrar a chave PIX é obrigatório ter o APP do PayPal instalado.

Se você ainda não tem, basta fazer o download na loja de aplicativos do seu celular.

Depois de fazer o login, clique na opção PIX que aparece no canto inferior direito.

Role a tela até encontrar a opção Minhas Chaves.

Escolha a chave PIX que melhor lhe atender. São várias opções para você escolher, lembrando que não pode ser a mesma chave de outro banco.

Mas, por exemplo, se você tem dois e-mails, pode selecionar essa opção e cadastrar um endereço no PayPal e o outro em uma empresa diferente.

Pronto. Quando você seleciona sua chave ela já vai estar prontinha para uso. Se você for receber algum pagamento, já pode informá-la e o dinheiro caí direto em sua conta do PayPal de forma instantânea.

O aplicativo do PayPal pode sofrer pequenas variações dependendo do seu aparelho celular, mas os passos são sempre os mesmos, e a única coisa que pode mudar é a posição do menu.

Mas, no geral, o aplicativo é muito intuitivo e fácil de usar.

Com certeza você não terá problemas para encontrar as opções.

Vantagens

O PayPal, ao ativar a transferência instantânea por PIX para seus usuários, garantiu-lhes uma série de vantagens que são oriundas dessa ótima tecnologia. Vejamos as principais:

Não é preciso fornecer dados pessoais. Muitas pessoas, quando precisavam receber dinheiro de estranhos, ficavam receosas, pois era preciso informar dados como CPF.

Mas com o PIX, isso não é mais necessário; basta informar a chave e o pagamento poderá ser feito.

Ao digitar sua chave, a pessoa terá acesso a apenas alguns dados de confirmação, como o seu nome e o nome da instituição financeira.

É instantâneo de verdade. Diferente de outros tipos de transferências, onde às vezes é preciso esperar horas para se ter a confirmação, com o PIX o dinheiro caí na conta em segundos.

Saiba que também é possível fazer recarga celular usando o PIX no aplicativo da operadora.

Algumas empresas de transporte urbano também permitem que o cartão de vale transporte seja recarregado via PIX.

Pode ser feito a qualquer hora. Usando o seu PIX do PayPal você pode transferir e receber dinheiro a qualquer momento e para qualquer instituição financeira. O PIX funciona 24 horas, inclusive em domingos e feriados.

Você não precisa baixar um aplicativo específico para usar o PIX, pois ele já é inserido nas opções da sua instituição financeira.

Se você tem um pequeno negócio, é possível usar o PIX do PayPal como mais uma forma de pagamento, gerando mais comodidade para você e seus clientes.

Conclusão

Não é nenhuma surpresa que o PayPal tenha ativado a transferência instantânea por PIX para seus usuários.

Pois, as grandes empresas precisam sempre acompanhar as evoluções tecnológicas.

E o PIX é algo que veio para ficar. Em uma época onde as pessoas estão envolvidas em diversos compromissos e não é possível desperdiçar nem um segundo dessa vida corrida, toda tecnologia que chegue para facilitar nossas interações é bem-vinda.

E isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de dinheiro. As pessoas estão a todo instante fazendo movimentações financeiras, e é de suma importância que esse processo seja o mais ágil e seguro possível.

Então, com o Paypal PIX, não é mais preciso ficar aguardando horas ou até dias para receber uma TED ou o pagamento de um boleto.

Em poucos segundos, o dinheiro já vai estar na conta de destino, e a pessoa vai poder concentrar-se em outras atividades.

Por isso, se você é cliente PayPal e ainda não cadastrou sua chave PIX, baixe o APP e agilize suas transações financeiras agora mesmo.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.