Score Baixo: O que fazer quando o score está baixo?

O Score do Serasa é um medidor do perfil do cliente em relação à vida financeira, ou seja, além de informar a inadimplência o novo sistema que está online desde 2020 permite também que seja medido o perfil do pagador, desta maneira qualquer débito reduz o score a um nível considerado bom ou ruim. 

No site do Serasa é possível fazer a verificação do score e ver as cores de sua pontuação um score igual ou menor a 300 pontos significa que o cliente não é bom pagador.

O novo sistema tem como principal vantagem a possibilidade de fazer a negociação da dívida pela internet.

E só verificar a conta pendente e aceitar a negociação o pagamento da negociação pode ser feito de maneira instantânea no site do Serasa ou gerando um boleto e pagando por meio da leitura do código de barras no aplicativo. 

Mas existem outras vantagens na realização da medição do score, uma delas é a possibilidade de pagar apenas uma conta e ter o score aumentado para uma pontuação que permite realizar crediários de forma facilitada.

O que eu quero dizer é que a partir de agora as empresas e crediários podem fazer uma análise mais completa do saldo devedor a fim de auxiliar o cliente para finalização do crediário.

Saiba mais sobre o score do Serasa, e como aumentar o seu neste artigo!

Photo by Towfiqu barbhuiya on Unsplash

Como é medido o Score do Serasa?

O Score do Serasa é medido de acordo com o perfil do consumidor, desta maneira são agrupados perfis diferentes que podem ser identificados como compradores e conservadores, ou seja, pessoas que realizam muitos crediários e pessoas mais conservadoras que são bons compradores. 

O Score é medido de 0 a 700 pontos, onde o valor de 700 pontos é máximo e a partir de 300 pontos o consumidor é considerado inadimplente.

Veja, classificação do score de acordo com os principais crediários:

  • Score Serasa até 300 Pontos: Risco de Inadimplência;
  • Score Serasa 300 a 699 Pontos: Risco Médio de Inadimplência;
  • Score Serasa de 700 Pontos: Pouquíssimas Chances de Inadimplência. 

Quais são as vantagens e desvantagens da nova medição do score do Serasa?

Uma das vantagens para o consumidor é que desta maneira ao pagar uma dívida o score pode ser elevado a um patamar de risco médio de inadimplência e dependendo da financiadora ou crediário o cliente pode até conseguir abrir uma conta e utilizar limite mínimo.

Mas a maior vantagem é que agora não é preciso ir até o Serasa para fazer a negociação que pode ser feita no computador sem precisar sair de casa, pagando com as mesmas vantagens da negociação na agência física do Serasa. 

Porém, existe uma desvantagem na medição do Score Serasa dificilmente um bom pagador consegue ter nota máxima.

Isso porque o Score diminui a cada parcelamento de compra, esta medida é tomada sob uma perspectiva que é de que um parcelamento compromete o rendimento mensal do cliente por isso mesmo com score no nível verde sem inadimplência o bom pagador perde pontos ao fazer.

Por exemplo parcelamento no cartão de crédito mantendo-se ao nível médio sempre. 

Como aumentar o score do SPC?

Para aumentar o score do Serasa é necessário colocar em dia pagamentos pendentes ou contas deixadas em atraso e acumuladas.

As contas com muitos anos de atraso são passíveis de serem negociadas, por isso o novo sistema Serasa permite que a sugestão para o pagamento de contas com muitos anos de atraso seja ofertada de maneira instantânea para o cliente.

Ou seja, ao observar uma pendência o cliente recebe uma oferta de negociação e pode optar por aceitar ou não a oferta. 

O funcionamento da negociação é bem simples, além de observar o score vermelho o cliente também pode observar no topo da página uma notificação da página negociações disponíveis.

Clicando sobre a notificação o cliente tem acesso à negociação disponível para a dívida, esta negociação pode ter valores alterados à medida que o tempo passa e o cliente faça a consulta, mas mesmo assim não encontre recursos para fazer o pagamento. 

Clique no topo da página negociações, clique sobre o valor que deve ser pago da negociação disponível para saber a origem do débito.

Confirme a negociação e opte por uma das formas de pagamento, o boleto chega no e-mail cadastrado e o cliente também pode fazer o pagamento assim que realizar a consulta no site. 

Como tenho acesso ao site do Serasa?

O acesso ao site do Serasa é bem simples basta realizar cadastro utilizando o número do seu CPF, após cadastrar a senha preencha todas as informações pessoais é importante que coloque um e-mail acessível, pois este endereço facilita o envio do boleto para negociação. Veja, o passo a passo: 

Passo 1: Entre no site do Serasa [Fazer login – Serasa] ou baixe o aplicativo o sistema funciona igual tanto para internet quanto para os dispositivos móveis. Clique em Fazer Login. 

Passo 2: Digite o número do CPF e Senha, caso não tenha uma conta clique em “Criar Uma Conta” no topo da página, coloque o CPF, Nome Completo, Data de Nascimento e outras informações pessoais, no sistema anterior apenas as pessoas que já tiveram inadimplentes conseguem fazer login, é necessário ter uma vida financeira ativa para realizar o cadastramento e verificar score.

Passo 3: Pronto, agora já pode fazer login na página e saber qual sua pontuação do score Serasa, também negociar de maneira muito mais fácil e rápida pendências financeiras.

Avatar of Maria Beatriz

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.