O sistema Alerta Celular Bahia foi criado para dificultar que aparelhos furtados ou roubados sejam revendidos. Saiba como cadastrar seu celular.

Trata-se de uma campanha da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) que foi lançada em maio de 2021 e que em poucos dias alcançou a marca de mais de 15 mil cadastros.

Os cidadãos estão contentes com o sistema, pois a quantidade de furtos no Estado é muito grande.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e abril deste ano foram mais de 10 mil ocorrências, segundo dados da SSP-BA.

E desse montante de roubo e furto de celulares, apenas 3% foram recuperados, o que torna o programa Alerta Celular Bahia essencial para aumentar este número, fazendo com que o proprietário tenha seu aparelho de volta.

Se você está cansado de perder o celular, fazer o cadastro neste sistema é a melhor alternativa já criada no Estado para proteger os bens dos cidadãos.

Alerta Bahia
alerta celular.ssp.ba.gov.br – Foto: Vitor Barreto/SSP

Como funciona o Alerta Celular – BA?

Com o Alerta Celular, todo cidadão cadastrado poderá ser encontrado caso a polícia encontre seu aparelho.

Funciona assim: o cidadão que teve o celular roubado ou furtado faz um boletim de ocorrência através da Delegacia Digital ou em qualquer unidade da Polícia Civil da Bahia.

Depois disso é só aguardar o contato.

Mas fique atento! O cidadão tem 48 horas para acionar o sistema de alerta no site e registrar o boletim de ocorrência.

Se você não concluir o processo dentro desse prazo, o alerta é cancelado.

A Polícia Militar da Bahia, nas abordagens, os policiais conseguem consultar o banco de dados do sistema e verificar se o aparelho encontrado é de algum dos usuários.

Esse é o grande diferencial desse sistema, pois é possível consultar na hora da abordagem e já encaminhar o aparelho para o seu verdadeiro dono.

Além de coibir os furtos e roubos no Estado, o Alerta Celular Bahia também será importante para impedir a receptação dos aparelhos roubados.

Dessa forma, as autoridades conseguem identificar quem são os que aceitam utilizar esses equipamentos adquiridos pelo crime.

Sem este sistema, os policiais precisavam ligar na operadora e então investigar até achar o proprietário do celular encontrado.

O processo era dificultoso, pois imagina só quanto tempo demoraria para isso, tempo suficiente para que o cidadão lesado fosse comprar um aparelho novo.

E em tempos de crises financeiras, ter que adquirir um celular por ser vítima da violência é um contratempo que gera muitos prejuízos.

Não podemos esquecer que em algumas regiões o número de furtos e roubos é grande, exigindo que o cidadão precise adquirir vários aparelhos no ano.

Como se cadastrar no alerta celular?

Para se cadastrar no Alerta Celular Bahia você precisa acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e fazer o cadastro do IMEI, um número que você pode encontrar na nota fiscal do aparelho.

Outra forma de ter o código do IMEI é discar no próprio celular (como se fosse fazer uma ligação) o seguinte código *#06#. O IMEI aparecerá na tela. Anote-o.

Com este número em mãos, complete o seu cadastro no site da SSP-BA.

Agora você já consta no sistema da Secretaria de Segurança Pública como proprietário daquele aparelho.

O cadastro será essencial para que fique registrado que você é dono do celular e assim poderá ter seu bem devolvido.

Esse sistema é a esperança para a população da Bahia que está cansada de ser vítima de furtos e assaltos.

Além dos traumas que essas situações geram, ainda tem a questão financeira, uma vez que os smartphones são importantes até mesmo para o trabalho.

Ficar sem esse equipamento traz prejuízos inestimáveis e com o Alerta Celular Bahia as chances de você ter seu aparelho de novo são muitas.

Agora que você já sabe como se cadastrar no Alerta Celular e como ele funciona, chegou a hora de iniciar o seu cadastro.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.