Estamos acostumados a olhar para o cartão de crédito como uma forma de gastar dinheiro, e não o contrário. Mas a verdade é que existem algumas formas de como ganhar dinheiro com cartão de crédito e vamos abordar algumas delas aqui neste artigo. 

O uso do cartão de crédito no Brasil é muito mais difundido do que muitos outros países mundo afora, incluindo vários países europeus, como em Portugal, por exemplo, onde o uso das valiosas moedas de euros ainda são muito usadas nos cafés e comércios de todo país. 

Além de usarmos mais o cartão de crédito do que outros países, proporcionalmente falando, há também a questão do parcelamento, muitas vezes “sem juros”, do qual também não é nada comum nos Estados Unidos ou na Europa.

Normalmente são compras à vista, ainda que no crédito. Essa cultura do uso do cartão de crédito no Brasil nos traz vantagens e promoções muito atrativas, que nos permitem, com sabedoria, ganhar dinheiro com cartão de crédito. 

Veja algumas das principais formas de ganhar dinheiro com cartão de crédito. 

Programa de milhas – compre e venda milhas!

Os programas de milhas das operadoras de cartão de crédito nada mais são do que pontos que você pode trocar por passagens aéreas (leia-se dinheiro), tenha em mente que toda forma de ganho, ainda que não seja em papel moeda, é uma forma de ganhar dinheiro usando o cartão de crédito.

dinheiro com cartão de crédito
dinheiro com cartão de crédito – Reprodução

Os programas de milhas mais comuns são os programas da Multiplus, Smiles, Amigos e Azul. Não há muito segredo nestes casos: quanto mais você usar, mais pontos acumula.

Ao acumular esses pontos / milhas, você pode negociá-los para comprar ou vender passagens aéreas e se beneficiar desse câmbio. 

Trocar pontos por produtos

Outro programa que as operadoras de cartão de crédito, seja ela a Visa, Mastercard, American Express, Elo, ou outras menos conhecidas oferecem, é o plano que te permite trocar pontos do seu cartão de crédito por produtos. 

Existem sites das próprias operadoras dos quais você pode “comprar” produtos usando apenas os pontos acumulados na fatura do seu cartão de crédito. É uma excelente forma de tirar vantagens do uso do cartão de crédito. 

Trocar dinheiro vivo com o limite do cartão de crédito

Saiba que é possível, por carteiras digitais, fazer uma transação usando o limite do seu cartão de crédito para essas carteiras digitais e depois sacar o dinheiro.

Mas atenção, não estamos falando daquelas operações de saque do limite que cobra altas taxas pela operação. Esta operação nós não recomendamos, pois as tarifas são altas.

Esta operação com carteiras digitais pode ser feita pelo Picpay, Paypal, Pagbank e Mercado Pago, por exemplo.

Descontos especiais em lojas parceiras

Alguns bancos emissores de cartão de crédito possuem parcerias com lojas e comércios por todo o país, no qual oferecem vantagens e descontos exclusivos em compras feitas com os seus cartões.

Há lojas de roupas, farmácias, mercados, lojas de decoração e construção que dão valores entre 5%, 10% até 15% de desconto quando as compras são realizadas através dos cartões participantes da ação promocional.

Procure cartões de crédito que ofereçam Cashback

Há operadoras de cartão que oferecem cashback, que significa literalmente ter um determinado valor de todas as compras que você fizer de volta em sua conta corrente.

Normalmente essas porcentagens do valor que você recebe de volta, normalmente na própria conta corrente, giram em torno de 1% até 5%.

Se você fizer uma compra de 100 reais num estabelecimento credenciado para o cashback, poderá receber até 5 reais de volta em sua conta corrente.

Como vimos, há formas de ter vantagem e ganhar dinheiro, ainda que de forma indireta, usando os cartões de crédito.

Embora nunca seja demais lembrar que esta é uma forma de crédito que deve ser usada com responsabilidade, pois se não é muito difícil ganhar dinheiro usando os cartões de crédito, é muito, muito fácil perder dinheiro se não souber usar com sabedoria. 

Procure não ter muitos cartões de crédito para não pagar muitas anuidades, lembre-se de negociar sempre suas tarifas e mantenha sempre suas faturas pagas integralmente e em dia.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.