Está financeiramente apertado e não sabe o que pode acontecer caso deixe de pagar a fatura do cartão de crédito? Então, corra para conferir as informações presentes neste texto.

Aqui, abordaremos temas referentes ao não pagamento da fatura do cartão, para que você possa esclarecer todas as suas possíveis dúvidas sobre o assunto.

Neste artigo, você irá encontrar: o que fazer caso não possua dinheiro para pagar a fatura do cartão de crédito, sendo cobrança judicial de cartão de crédito, quanto tempo uma dívida de cartão demora para caducar e se é melhor pagar o valor mínimo do cartão ou não.

não pagar a fatura do cartão de crédito

O que fazer se não tenho dinheiro para pagar a fatura do cartão de crédito?

Alguns imprevistos podem acontecer impossibilitando o pagamento da fatura do cartão de crédito, devido a falta de dinheiro naquele mês.

Portanto, se você se encontra nessa situação, não se desespere! Existem algumas providências que podem ser tomadas para tentar resolver essa questão.

Abaixo, está uma lista com algumas dessas ações, para que você possa encontrar uma solução juntamente com a financeira do seu cartão de crédito.

  1. Entre em contato com o banco do seu cartão de crédito e informe a sua dificuldade de pagar a fatura do mês em questão;
  2. Tente negociar o pagamento do valor da fatura;
  3. Divida o valor da fatura em parcelas que você possa cobrir;
  4. Analise bem a proposta de negociação do banco. Busque por dividir a fatura no menor número de parcelas possíveis;
  5. Caso não concorde com a proposta oferecida pelo banco, deixe claro que não aceita os termos impostos e que quer ouvir outra proposta.

Os bancos sempre estão dispostos a negociar. Então, não deixe que eles coloquem pressão para que você aceite a primeira proposta apresentada.

É melhor pagar o mínimo do cartão ou não pagar?

No caso de ter dinheiro para pagar apenas o valor mínimo da fatura do cartão de crédito, o restante do valor da fatura em aberto passa a fazer parte do crédito rotativo.

Ou seja, juros são cobrados sobre esse valor restante da fatura. Contudo, o crédito rotativo só é válido até o vencimento da fatura subsequente.

O que significa que, o banco só poderá cobrar os juros do crédito rotativo por um período de 30 dias.

A partir desse momento, o valor que não foi pago entra para o parcelamento de saldo devedor da fatura. Nesse caso, a fatura é parcelada e os juros sobre as parcelas funcionam como uma espécie de empréstimo.

Por ter uma taxa de juros própria, o parcelamento de saldo devedor da fatura costuma ter juros mais baixos do que o crédito rotativo.

Já no caso de deixar de pagar a fatura do cartão de crédito, o banco pode bloquear o seu cartão, e muito provavelmente o seu nome será enviado para instituições de proteção ao crédito.

O que é cobrança judicial de cartão de crédito?

Como foi mostrado mais acima, existem algumas providências que podem ser tomadas, como a negociação da parcela junto ao banco através de uma proposta de parcelamento.

Contudo, caso essa alternativa não seja explorada, o pagamento mínimo da fatura pode te ajudar a evitar que o seu nome seja enviado para o SPC e Serasa.

Como amortizar empréstimo consignado

Mas, quando o valor fica em aberto, o próximo passo é a cobrança judicial, onde a cobrança referente ao cartão de crédito passa a ser feita através da justiça.

Vale lembrar que, essa é uma alternativa extrema usada quando nenhuma das tentativas de negociar a dívida surte efeito.

Antes da dívida entrar para a cobrança judicial, os bancos tentam contato por telefonemas, correspondências enviadas para o endereço do cliente devedor, etc.

Isso porque, o processo de cobrança judicial é oneroso, demorado e muito cansativo.

Quanto tempo leva para caducar uma dívida de cartão de crédito?

Algumas pessoas não se preocupam em pagar a fatura do cartão de crédito, pois sabem que a sua dívida irá caducar após alguns anos em aberto. Contudo, a informação de que ela passa a deixar de existir é totalmente falsa.

O que acontece é que, após 5 anos da dívida, ela caduca e o devedor pode voltar a comprar ou solicitar empréstimos nos bancos, pois os bistrôs de créditos não terão mais anotações advertindo a sua situação.

Mas, a dívida anterior não deixa de existir! O credor ainda terá acesso às suas informações e a sua dívida estará em aberto no banco no qual não quitou as faturas.

Por esse motivo, mesmo não tendo mais registro no bistrô de créditos, não conseguirá utilizar o mesmo banco onde a sua situação está como inadimplente.

Avatar de Júlio Gonsalves

Escrito por

Júlio Gonsalves

Graduado em Letras Português/Inglês. Trabalho como professor, escritor e redator de vários portais.