Usar algum tipo de aplicativo para resumir texto é uma ótima maneira de usar a tecnologia como apoio escolar e universitário.

Assim, é uma forma fácil de facilitar a vida dos estudantes. 

O que é um resumo?

Um resumo é um texto que sintetiza as principais informações de um determinado texto. Portanto, a pessoa que faz o resumo precisa identificar os argumentos mais importantes e reescrevê-los com suas próprias palavras.  

Reescrita não é plágio

É necessário, contudo, compreender que o processo de reescrita não é sinônimo de plágio. Por isso, não é permitido simplesmente copiar as informações do texto analisado. Todo resumo deve ser uma produção original do seu autor. 

aplicativo para resumir texto
Foto de seemantaduttaskv – Depositphotos

O resumo tem limite de tamanho?

É comum que os resumos resultantes de tarefas escolares e universitárias tenham um tamanho limite. Pode ser definido, então, pelo número de páginas, palavras ou linhas.

É essencial, contudo, que ele tenha um tamanho muito menor do que o texto original. 

Falta de poder de síntese

Por diferentes razões, muitos jovens encontram grande dificuldade em realizar uma comunicação sintética. Isso se dá especialmente na parte escrita. Assim, isso se torna um problema real quando precisam entregar trabalhos de resumo.

Sem o domínio da técnica necessária para identificar os principais argumentos de um texto, alguns estudantes acabam destacando várias partes. Então, criam resumos muito inchados e repetitivos, com falta de objetividade. 

Dificuldade de concentração na leitura

O excesso de exposição às telas associado à falta de hábito torna o foco um problema sério na leitura para a juventude.

São muitos dispositivos de distração ao seu redor. Por isso, pode ocorrer dificuldade de interpretação e compreensão dos conteúdos.

No caso de estudantes mais velhos, essa questão se soma também à falta de tempo para realizar as leituras necessárias.

Isso porque o jovem pode estar envolvido com muitos estudos diferentes, e, além disso, se dedicar a outras atividades como estágio ou trabalho. 

Aplicativo para resumir texto: principais opções

Ao mesmo tempo em que o excesso de tecnologia pode aumentar a distração dos estudantes, a sua familiaridade com ela pode ser um aliado dos estudos.

Por isso, uma ótima alternativa é utilizar ferramentas que funcionam como um resumidor de textos

Resumidor

O Resumidor é um aplicativo para resumir texto que cria textos curtos a partir da inserção de textos longos de forma rápida e fácil.

A configuração de tamanho é por porcentagem, e então, basta clicar nas funções para resumir. É necessário copiar o texto na plataforma.

não pagar a fatura do cartão de crédito
Reprodução

Text Summary

Esse aplicativo cria resumo de textos de forma rápida e automática, selecionando as informações mais importantes.

Você ainda tem a vantagem de poder compartilhar textos e imagens diretamente de outro app, e além disso, ele suporta diferentes tipos de arquivo. 

Turbine Text

Ele cria resumos do tipo indicativo a partir de arquivos do tipo .txt ou .pdf. Também é possível copiar o texto diretamente na plataforma.

Então, você configura o tamanho por porcentagem ou número de linhas e clica na função de resumir.

Dicas para fazer um bom uso dos aplicativos de resumo

De modo geral, os apps que criam resumo automático realizam apenas modelos que sejam do tipo informativo ou indicativo.

Então, caso você precise criar um resumo crítico pode usar como referência, mas precisará acrescentar a sua visão pessoal no texto por conta própria.

Adequação ao tamanho

A maioria dos aplicativos faz a construção do resumo a partir de porcentagem. Por isso, é fundamental que você se adeque às regras recomendadas de não ultrapassar 30% do tamanho do texto original.

Caso você precise apresentar um resumo por tamanho de linhas ou páginas, também pode ser necessário passar o texto para um arquivo Word.

Assim, você verifica se ele está dentro dos critérios que necessita, e pode acrescentar ou reduzir. 

Vantagens do uso da tecnologia

Essas ferramentas podem ser um grande auxílio para pessoas com dificuldade de se concentrar em tarefas que consideram tediosas. Isso porque a escrita de resumos é uma tarefa que requer bastante foco e atenção. 

Usar um aplicativo para resumir texto também é uma excelente alternativa para poupar o seu tempo. Especialmente na construção de tarefas mais mecânicas.

Assim, a tecnologia pode ser uma ferramenta de apoio na entrega de bons trabalhos escolares e universitários. 

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.