Em busca do celular ideal? Veja nossas dicas para escolher o melhor celular para você, com o que precisa, mas sem gastar demais, acompanhe!

No mundo atual, os smartphones e celulares evoluíram bastante, com vários modelos, preços e funcionalidades a nossa disposição.

Mas nem sempre você precisa de um celular top, ou tem dinheiro para comprar algo assim.

Por isso, hoje nesse artigo, vamos mostrar como escolher direito o seu celular e como é possível levar algo bom para casa sem esvaziar a carteira.

Principalmente se você está nessa época procurando um celular, pode ser super interessante ler esse texto.

Dicas para escolher o celular ideal

É preciso ter em mente que nenhum celular modesto faz milagres. Se você decide gastar pouco com algo tão importante atualmente em sua vida, é necessário ter consciência que contará com o básico.

Você não compra um carro popular pensando que vai correr como uma Ferrari. Se você tem dinheiro sobrando eu diria para ir num iphone ou galaxy s6 sem erro, mas sabemos que nem todo mundo está com a vida ganha financeiramente.

Existem sim, boas opções a preços não tão caros. Mas se ligue nas dicas, para levar somente o que precisa:

escolher o celular ideal
Como escolher o celular ideal?

Memória

Existem dois tipos de memória em um smartphone que devem ser alvos de atenção.

A RAM é a memória que os apps e o sistema usam temporariamente para “rodar” as coisas, quanto mais, mais rápido será o celular.

A memória interna é o espaço que “guarda” indefinidamente o próprio sistema, apps e dados do usuário fotos, músicas, arquivos de texto e tudo mais que for gerado pelos apps.

Hoje em dia, o ideal é pegar um celular com no mínimo 8GB de armazenamento, mas se ja puder pegar um de 16gb ou mais, melhor ainda.

Claro que isso tem custo, acredito que 16gb seria o ideal se você não pode gastar muito.

Sistema operacional

Para quem entra no mundo dos smartphones sempre vem a grande dúvida: Android, iPhone, Windows Phone ou Blackberry?

Cada sistema tem seu jeito, estilo e funcionalidades. Os iPhones(sistema IOS) oferecem a confiabilidade da Apple (e o preço caro), com o Android (o sistema mais usado no mundo) tendo hoje mais aplicativos.

O Windows Phone é um sistema pouco usado, mas já passou a antiga BlackBerry em número de aplicativos e oferece, além de um visual diferente e moderno para os aplicativos, uma home dinâmica com informações atualizadas constantemente.

Processador

Para ficar mais fácil explicar, podemos dizer que o processador é como cérebro do celular. Ele, como o próprio nome já diz, processa as informações.

Logo quanto maior a capacidade de processamento, maior a performance do celular. Mas o que é um core? E o que é um clock?

O core é o núcleo do processador, é um que faz ele funcionar e o núcleo opera a uma determinada velocidade, hoje, medida em Giga Hertz, o Clock.

processador de celular
Processador – Foto do Pexels

Então um processador quad-core de 1,9 Ghz. significa que seu processador tem quatro núcleos operando a 1,9 Ghz.

Preste atenção, pois alguns celulares Octacores (Ou seja, oito núcleos), possui quatro operando a uma determinada velocidade e os outros quatro operando a outras.

Atenção quanto a câmera.

Ainda existem disponíveis no mercado celulares de 2MP e 3MP. Mas os sensores mais indicados para os smartphones com Android são os de 8MP.

Se levarmos em consideração a máxima de que megapixel não é sinônimo de qualidade de imagem, ficaremos frustrados quando compararmos as fotos tiradas de um aparelho com câmera de 3MP e de outro com sensor de 5MP.

Nos iPhones, desde o 4s a câmera já é excelente, porem, sabemos todos que um Iphone é bem caro.

Tamanho da tela

A tela de seu novo aparelho não deve ser menor que 3.7 polegadas.

Existem modelos com 6 polegadas, porém o mais indicado é o de 4.7 polegadas, já que equilibra espaço e resolução a não ser que você tenha dedos grandes ou goste de jogar no celular, aí recomendo mesmo uma tela de 5 polegadas.

Tela grande do celular
Tela do celular – Foto de Pexels

Bateria do aparelho

A bateria é um ponto muito importante para se ter em mente hoje em dia. Ficar sem bateria na hora “H” pode ser realmente embaraçoso.

As melhores bateria vão possuir um maior número mAh (miliampere). Isso quer dizer que a bateria suporta mais carga.

Mas como você vai gastar a carga dela é que vai definir seu tempo de duração.

Se seu smartphone possui uma tela de 3,5 polegadas que gasta menos bateria e possui uma bateria de 1600 mAh durará muito mais do que um celular com tela de cinco polegadas e a mesma bateria.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e consigam escolher o seu celular com sucesso ok? Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.