O WhatsApp é uma das redes sociais mais presentes e usadas pelas maiorias das pessoas, e o WhatsApp comercial chegou para trazer inovação e acessibilidade não apenas para as pessoas, mas também para as empresas.

O aplicativo que mudou completamente a maneira das pessoas se comunicarem se tornou uma verdadeira febre no Brasil e no mundo.

Visto que é quase impossível encontrar uma pessoa que não tenha o seu telefone celular cadastrado no WhatsApp.

E com as diversas atualizações que vêm acontecendo e novas ferramentas instaladas, essa plataforma se tornou essencial para ajudar as empresas a ter uma comunicação ainda mais assertiva e íntima com os seus clientes.

Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre este aplicativo e como ele pode impactar positivamente a sua empresa, trazendo diversos benefícios e aumentando os seus resultados.

Whatsapp para negocios
WhatsApp Bussines – Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Ganhos com o WhatsApp para as empresas

O WhatsApp é um aplicativo perfeito para se comunicar com outras pessoas, pois ele permite que você mande mensagens por texto ou áudios e até mesmo que faça uma ligação por voz ou vídeo com qualquer pessoa em qualquer momento ou lugar.

E implementá-lo dentro da sua empresa é uma maneira de inovar e conceituar o marketing digital dentro das suas estratégias, visando ainda mais resultados.

Sendo assim, alguns dos benefícios que isso pode trazer são:

Acessibilidade

Como mencionamos no início deste artigo, milhares de pessoas possuem WhatsApp em seu telefone celular, o que torna o contato com pessoas e empresas ainda mais rápido e acessível para a maioria delas.

Com este aplicativo implementado dentro da sua empresa com foco em atendimento ao cliente, você consegue fornecer um bom atendimento de uma maneira ainda mais rápida e acessível a qualquer tipo de cliente.

Maior satisfação do cliente

O cliente é o bem mais precioso da sua empresa, pois sem ele a sua marca não existiria.

Por isso, é essencial que todas as inovações e implementações dentro da sua empresa visam também o bem-estar e satisfação deles.

Assim como a sua marca se preocupa em construir uma campanha por meio do Instagram Ads para agradar esses clientes, com a instalação do WhatsApp em sua marca é possível aumentar a satisfação dos mesmos devido ao rápido e eficiente atendimento.

Economia

É normal que muitas empresas utilizem linhas telefônicas para oferecer atendimento aos seus clientes, o que acaba gerando um grande custo para elas no fim do mês.

Isso é algo que não acontece quando uma marca instala o WhatsApp em seus processos.

Como o aplicativo é gratuito, todos na empresa podem ter acesso a ele sem precisar pagar nada por isso, o que acaba economizando um grande dinheiro da marca que poderá ser usado em outras estratégias ou investimentos.

Recursos do App de conversa para empresas

E assim como diversas ferramentas foram criadas ou adaptadas para o universo dos negócios, o WhatsApp também possui o seu recurso focado apenas para empresas.

Ele se chama WhatsApp Business, um aplicativo idêntico ao original, porém, com recursos e ferramentas dedicadas exclusivamente para empresas que o utilizam para se comunicar com seus clientes.

Mensagens automáticas

Com ele você consegue programar mensagens automáticas para serem enviadas aos clientes que entrarem em contato com a sua marca por meio do WhatsApp.

O que acelera o processo de atendimento e organiza melhor a fila de espera da sua empresa.

Mensagens automáticas no whatsapp configurar
Mensagens automáticas – Telefone foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Por exemplo, se o cliente entrar em contato com a sua empresa através do WhatsApp perguntando o valor do seu curso sobre como anunciar no Google Ads, ele recebe uma mensagem automática informando que em breve ele será atendido.

Dessa maneira, aquele cliente já possui um retorno imediato e fica no aguardo de um atendente que, ao estar disponível, entrará em contato para esclarecer as dúvidas dele.

Pagamentos

A mais nova atualização do WhatsApp permite que pessoas realizem pagamentos no próprio aplicativo para pessoas ou empresas, o que facilita e agiliza o processo de compra e venda entre empresa e consumidor.

Caso o cliente adquira a sua consultoria sobre como funciona o Facebook Ads, você não precisa esperar dias para que o pagamento caia em sua conta.

Por meio do pop do aplicativo é possível fazer a tratativa e o pagamento no mesmo instante.

Além disso, WhatsApp possui diversos outros recursos e ferramentas exclusivos para auxiliar, empresas, como:

  • Etiquetas;
  • Horário de funcionamento;
  • Cardápio;
  • Site de vendas;
  • Telefones para contato.

É um meio completo para gerir e criar uma comunicação saudável não apenas entre pessoas, mas também entre empresas e consumidores, construindo aquilo de mais importante dentro deste universo, um relacionamento.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.