Confira todos os procedimentos necessários para desfrutar do saque aniversário com FGTS.

No conteúdo a seguir, iremos te deixar por dentro de todo o processo de contratação do saque aniversário, passando por todas suas regras, como funcionam os adiantamentos e quais são as pessoas que possuem o direito a esse tipo de benefício.

Para iniciarmos, vamos abordar o que é o empréstimo com saque aniversário do FGTS e os passos necessários para consegui-lo, a fim de facilitar o entendimento do assunto abordado e trazer segurança no momento da tomada de decisão e realização da operação.

O que é o empréstimo do saque aniversário?

O empréstimo do saque aniversário é uma modalidade de crédito, oferecida através do vínculo dos trabalhadores em regime CLT com o benefício do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido pela sigla FGTS.

Onde é possível conseguir um dinheiro extra com a garantia do fundo retido.

Criada desde o ano de 2020, nesta operação, é permitido o adiantamento de até 3 anos do saldo em conta, tanto para as ativas, quanto as inativas, com taxas de juros mais baixas que o mercado tradicional de empréstimos, podendo ser feito até dois meses após o aniversário do trabalhador.

A Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pela administração do fundo de garantia, prevê, com relação a valores, o mínimo de R$500,00 em conta para que o processo de empréstimo possa ter andamento, além de um mínimo de saque igual ou superior a trezentos reais.

empréstimo do saque aniversario
Emprestimo – Reprodução

Além dos valores mínimos, também existem diretrizes previamente estabelecidas na questão do adiantamento e tudo o que o cerca, como não ter mais o direito do benefício em caso de demissão do atual emprego no ano de contratação do empréstimo, não podendo realizar saques do último valor acumulado.

Como adiantar meu FGTS?

Conforme citamos de forma breve no tópico anterior, a Caixa permite que até 3 parcelas do FGTS sejam adiantadas de maneira anual.

Para que esse movimento seja possível, basta que o cidadão possua saldo em conta de acordo com o mínimo estabelecido pelo banco.

A antecipação pode ser realizada através do aplicativo Caixa Tem, criado em abril de 2020, disponível para download nas lojas de aplicativos para sistema operacional Android, denominada Play Store”, ou para iOS, via “App Store”, de forma gratuita em qualquer aparelho smartphone.

Esse recurso foi disponibilizado para os beneficiários ao final de 2021, visando integrar ao app, que já possui outros programas, mais uma maneira de facilitar a jornada de consultas e demais opções do FGTS, trazendo maior comodidade para o usuário e agilidade para os processos.

Para antecipar o saldo disponível, basta acessar o Caixa Tem, selecionar a opção “antecipação do saque aniversário”, informar o número de parcelas desejado e clicar na opção “contratar”.

Após, será pedido para que o usuário digite a senha e dentro de alguns minutos, o dinheiro ficará disponível na conta.

Como funciona o empréstimo do saque aniversário?

O empréstimo saque aniversário é ideal para quem precisa de um dinheiro extra e muitas vezes esbarra em procedimentos burocráticos e na alta taxa de juros dos créditos convencionais.

As taxas da operação variam entre 0,99 e 1,99% ao mês, dependendo da instituição escolhida.

O procedimento é simples, o trabalhador autoriza o banco escolhido a colher seus dados, inclusive realizar uma consulta referente ao saldo disponível.

Após, o processo de crédito tem andamento e o beneficiário pode utilizar o dinheiro de acordo com o prazo estabelecido pelo banco escolhido.

Essa modalidade de empréstimo se tornou uma grande opção para quem precisa levantar fundos para pagamento de dívidas, ou realizar uma aquisição.

Devido a sua baixa taxa de juros, é possível conseguir crédito com tarifas iguais ou menores que do consignado e muito abaixo do empréstimo pessoal tradicional.

Com a variedade de bancos disponíveis para realizar a operação, cabe ao trabalhador escolher a opção que melhor se encaixa em seu orçamento e onde estiverem presentes as melhores taxas e condições, mas acima de tudo, a instituição de maior confiança, para ser uma contratação prática e segura.

Quem pode pedir o empréstimo do saque aniversário?

Segundo determinações da Caixa Econômica Federal, todo o beneficiário, seja com conta ativa ou inativa de FGTS, com o saldo mínimo de R$500,00 possui o direito a solicitação do empréstimo do saque aniversário, podendo antecipar até 3 anos do fundo e escolher por qual banco realizará o procedimento.

O mais importante nesse procedimento, é que o trabalhador tenha ciência que, ao optar pela antecipação de seu benefício via empréstimo, o mesmo não terá direito ao FGTS em caso de demissão sem justa causa em seu atual emprego, podendo apenas contar com os 40% de multa previsto por lei.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.