Como escolher o melhor cartão de crédito ou débito da atualidade? Qual melhor para mim, qual tem menor taxa, qual dá o maior limite?
Ter um cartão de crédito está muito além de ser apenas uma linha de crédito, moeda “virtual” para compras online ou presenciais.
É preciso ficar atento, pois no meio do caminho podem surgir surpresas desagradáveis e despesas inesperadas.
Aqui no Brasil, o cartão de crédito é o meio de pagamento mais popular entre os consumidores em todas as classes sociais.
O que desperta o interesse das instituições financeiras. Gerando uma concorrência benéfica para a população, pois são disponibilizadas diversas linhas de crédito com menos burocracia.
O que pouquíssimas pessoas sabem é que existem meios de reduzir as taxas de cartão, anuidades ou até mesmo não pagar nada.
Pensando nisso, resolvemos reunir aqui algumas dicas de como ter um cartão de crédito com boas condições, sem muita burocracia.
Melhor Bandeira
Se nunca utilizou cartão de crédito, saiba que nem todos são aceites em todas as lojas.
Há estabelecimentos que aceitam apenas cartões com bandeira Visa e MasterCard (as mais populares).
Isso é muito raro hoje em dia com a variedade de máquinas de cartão no mercado, cada vez mais as lojas estão aceitando um maior número de bandeiras de cartão de crédito.
Qual o meu uso?
Como irei utilizar o cartão de crédito? Com que frequência farei compras nele?
É preciso ter ideia, com base no seu perfil de compra, essas informações são cruciais antes de pedir um cartão de crédito.
Prazos e Juros
Atente principalmente aos prazos de pagamento que terá para pagar as despesas efetuadas com o cartão de crédito.
Na maioria dos casos o melhor cartão de crédito é aquele que lhe oferece um prazo de pagamento com melhores condições e menor taxa de juros.
Alguns cartões concedem um prazo entre os 20 e 40 dias para pagamento. Dispensando os juros cobrados nos pagamentos mensais da totalidade do saldo.
Anuidade
Normalmente os bancos oferecem isenção de anuidade no primeiro ano ou nos primeiros meses.
Portanto, você deve ler atentamente a proposta de cartão de crédito que está recebendo ou enviando.
Menos uma dor de cabeça, pensará o consumidor. Mas é planejar de início a despesa que você poderá assumir durante o uso do cartão.
Para aliviar e criar uma sensação de “ganho”, os bancos vinculam diversos benefícios aos cartões de crédito e débito.
Outras bandeiras e bancos mantêm a oferta da anuidade, em troca de um valor mais alto de compras.
Dica
Sempre que negociar isenção das tarifas ou cancelamento do seu cartão de crédito, é importante que você peça a suspensão por escrito, em papel ou e-mail, depois guarde em segurança.