Como deixar o celular mais rápido? Aprenda dicas de como deixar o celular mais veloz, independente de você usar o seu celular só para lazer ou para trabalho.

É impossível não ficar irritado toda vez que ele trava ou que ele demora para obedecer a alguns comandos.

Se o seu celular usa o sistema operacional Android, é comum que ele fique lento com o tempo, mas existem algumas formas simples e rápidas de deixar o smartphone mais rápido e ficar por mais algum tempo sem se irritar com isso!

Os usuários do iPhone também passam por isso (com uma frequência bem menor, é verdade), por isso também separamos dicas de como deixar o celular mais rápido, independente do seu sistema operacional.

Atualizar o sistema operacional

As versões mais novas do sistema operacional vêm corrigindo bugs, medidas de segurança e erros que podem deixar o celular mais rápido, então é sempre bom verificar se existem atualizações disponíveis, nas “configurações do dispositivo”.

Uma boa opção é deixar marcada a opção de baixar automaticamente as atualizações disponíveis, para o caso de você esquecer-se de fazer isso manualmente.

Baixar aplicativos que limpam a memória RAM

Ter a memória RAM cheia de arquivos inúteis, causam lentidão no celular, e fazer essa limpeza de vez em quando ajudam a otimizar o celular, deixando-o mais rápido.

Existem várias opções (gratuitas e pagas) de aplicativos que limpam a memória RAM do celular, ou seja, encerram os aplicativos em segundo plano e analisam que aplicativos consomem mais a potência do seu celular naquele momento.

deixar o celular mais rápido
Celular mais rápido – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

É importante dizer que todo e qualquer download de aplicativo que você vá fazer no seu celular deve ser feito através da loja oficial do sistema operacional (App Store para iPhone e Play Store para Android) para evitar clicar em sites maliciosos e instalar vírus no seu celular.

Fechar os aplicativos

No iPhone, quando você para de usar um aplicativo, mas não fecha ao sair, ele continua em espera, rodando em segundo plano e consumindo memória, o que pode deixar o celular mais lento.

Então, se você quer saber como deixar o celular mais rápido, crie o hábito de sempre fechar os aplicativos que não estão sendo utilizados.

Limpar o cache

Muita gente já sabe que limpar o cachê deixa o computador de casa mais rápido.

Mas talvez não saiba que esse mesmo processo também funcione para deixar o celular mais rápido, então, se você é uma dessas pessoas, aproveita e faz isso agora. É simples, rápido e funciona.

Se não quiser ficar fazendo isso manualmente de tempos em tempos, também dá para instalar um aplicativo que faça isso por você.

Para quem gosta de jogos roblox por exemplo o CCleaner, por exemplo, é um deles. E o melhor: é gratuito, como a maioria das opções.

Para quem tem iPhone, essa opção está em “Limpar histórico e dados dos sites”, na opção Safari.

Instalar um antivírus

Além de proteger o seu aparelho contra possíveis ameaças, instalar um antivírus no celular pode deixar ele muito mais rápido.

Como existem várias opções, vale a pena ler sobre cada uma delas pra saber qual o melhor antivírus para te ajudar nisso também.

Inserir um cartão SD (cartão de memória)

Inserir um cartão SD para salvar seus arquivos pessoais ou até mesmo para instalar aplicativos que permitam essa opção também pode deixar o seu celular mais rápido, já que esses arquivos não ocupam a memória do celular e não consomem armazenamento.

Desinstalar Aplicativos
Desinstalar Aplicativos – Foto de PhotoMIX Company no Pexels

Remover e desativar aplicativos

Além de ocupar a memória, os aplicativos também deixam o celular mais lento, então, de vez em quando, dê uma olhada na lista de aplicativos baixados e remova os que você não usa mais, e desative os que não podem ser desinstalados.

Remover arquivos salvos

Deixar todos os áudios, vídeos, GIFs,  fotos e figurinhas recebidas pelo WhatsApp e baixadas de outros aplicativos, além de manter as fotos que você registrou com a câmera também pode deixar o seu celular mais lento e travando.

Então, o ideal é salvar tudo na nuvem ou eliminar o que você realmente não vai precisar, para deixar o seu celular mais rápido.

Remover atalhos da tela principal

Ao instalar algum aplicativo, geralmente um atalho é criado automaticamente na tela principal, o que deixa o celular mais lento.

O ideal é deixar na tela principal apenas os aplicativos mais usados, para conseguir acessar mais rapidamente, e deixar os outros só na listagem de aplicativos.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.