Atualmente, podemos definir que o WhatsApp é uma das melhores ferramentas para aumentar as suas vendas e de quebra melhorar o seu atendimento ao cliente, deixando ele ainda mais rápido e ágil. 

Pois, o envio de mensagens rápidas vai permitir que você crie uma relação ainda mais próxima com a sua audiência. 

Porém, a maioria dos empreendedores ainda não compreende sobre os benefícios que o WhatsApp tem para aumentar as vendas

A mistura entre as contas pessoal e profissional pode ser uma das principais dificuldades em criar uma boa rotina de atendimento ao cliente.

Por conta disso, é essencial compreender melhor sobre os segredos para chamar cada vez mais a atenção dos seus clientes.

Por conta disso, abordaremos neste artigo, alguns artigos para melhorar as suas vendas pelo WhatsApp. 

Além dessas dicas, é fundamental que você faça um curso de digitação online, com o objetivo de melhorar a sua performance no teclado.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Crie uma lista de transmissão

Primeiramente, para criar uma excelente comunicação de sucesso no WhatsApp, é necessário criar uma lista de transmissão, ela será um grupo de contatos que você poderá enviar a mesma mensagem.

Cada lista de transmissão pode contar com até 256 contatos

Porém, não existe limites de criação de lista de contato, então você cria quantas listas desejar.

Você pode criar uma lista de contato de forma orgânica, que poderá ser feita por meio de formulários de cadastro.

Faça um belíssimo catálogo

Desde 2018 o WhatsApp já estudava sobre disponibilizar a função catálogo nas contas do WhatsApp Business. 

Em 2019, a função foi liberada para todos os usuários brasileiros com o objetivo de aumentar as vendas.

A ferramenta tem o objetivo que os clientes vejam todos os produtos disponíveis da loja, com o determinado valor.

Tornando assim todo o processo de vendas ainda mais rápido e dinâmico.

Para fazer isso, entre nas configurações da conta e clique na função “catálogo”. 

Em seguida, você deverá fazer um upload de uma imagem do produto e completar as informações: nome, preço, descrição, link e código.

Essa função dará mais flexibilidade a pequenos empreendedores, que não têm o seu site próprio.

Melhore a apresentação do seu perfil comercial

Sempre coloque todos os detalhes sobre a sua marca com o objetivo de ajudar os consumidores com as devidas informações básicas. 

Na apresentação, é importante informar o endereço do seu negócio, uma descrição da marca, site, e-mail e o horário de funcionamento.

Essas informações vão ajudar os seus clientes a ter alguns detalhes importantes sobre os serviços que você tem para oferecer e, acima de tudo, quando sua loja está disponível para atender.

Carrinho de compras no WhatsApp

No final de 2020, o carrinho de compras foi lançado no WhatsApp Business.

Com este recurso, o cliente poderá selecionar todos os itens que lhe interessem e adicionar no carrinho de compras enquanto o cliente navega no catálogo. 

Depois que o cliente decidir quais são os produtos que ele deseja adquirir, basta apenas enviá-los para empresa uma mensagem para concluir a compra.

Pagamento direto pelo WhatsApp

Além da possibilidade de levar os seus consumidores até a sua loja virtual, você pode vender diretamente pelo WhatsApp e fazer com que o seu público tenha a chance de pagar pelo app.

Este recurso, colocado no mercado em 2021, ele somente pode ser usado desde que você conecte uma conta Cielo ou tenha um cadastro no Facebook Play.

WhatsApp integrado com plataforma de automação

É fundamental integrar sua conta no WhatsApp com uma plataforma de automação de marketing, isso irá ajudar você a estar presente nos espaços que o seu público está e qualificar assim a sua comunicação.

Ao conectar o WhatsApp com a plataforma, você poderá levar consumidores para outros canais de marketing, como, por exemplo: email, SMS e redes sociais.

como vender pelo whatsapp
Vender pelo whatsapp bussines web – Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Automatize todos os processos 

O trabalho dentro do WhatsApp precisa ser bastante prático. Pois, você terá muitos contatos para compartilhar a sua informação. 

Com o objetivo de facilitar a sua rotina, a lista de transmissão foi criada. 

Como já falamos, ela tende a aumentar a sua produtividade, permitindo assim enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. 

Ela vai ajudar a enviar as suas mensagens a seus clientes, como se cada frase fosse pensada exclusivamente para ele.

É essencial deixar sempre claro que as mensagens são enviadas somente para os clientes que já estão na sua lista. 

Com o objetivo de sempre aumentar o número de contatos, divulgue o seu número na assinatura do e-mail marketing, informando assim aos clientes sobre o seu contato e horário de atendimento.

Invista em Marketing

Uma empresa jamais poderá usar o WhatsApp somente para divulgar os produtos da sua empresa. Ela deverá investir também no marketing de conteúdo.

Se você ainda não conhece sobre o Marketing de conteúdo, você deverá fazer um curso online da área e aumentar o seu conhecimento sobre o assunto.

Com o marketing de conteúdo, você terá uma ótima alternativa para atrair e engajar a sua audiência dentro do WhatsApp por meio de conteúdos que são altamente relevantes e valiosos. 

Essa será uma excelente estratégia capaz de gerar muito valor para as pessoas, garantindo assim uma avaliação positiva da sua marca. 

Podemos definir que o Marketing de Conteúdo pode trazer mais confiança para os seus clientes, aumentando as vendas do seu negócio.

Sem dúvidas, o engajamento com o marketing irá aumentar no decorrer do tempo

E, se o seu cliente gostar do conteúdo, você ganhará mais confiança dele.

Após ler sobre como vender mais através do WhatsApp, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. 

E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas. Grande abraço e até o próximo post!

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Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.