Se você ainda não sabe fazer a sua retrospectiva do Instagram 2021 fique tranquilo, pois é muito simples.

Então, acompanhe o nosso post para ficar por dentro de como usar essa nova função especial do Instagram!

O Spotify, aplicativo de streaming de música, já tinha essa função de retrospectiva há alguns anos e ela era um sucesso a cada fim de no que se passava.

Dessa forma, em 2021, outras redes como o Instagram aderiram a essa espécie de volta no tempo.

No Instagram a retrospectiva recebe o nome de “Playback” e relembra acontecimentos de todo o ano de 2021 através dos famosos stories.

Com isso os usuários podem marcar até 10 momentos marcantes durante o ano e compartilhar novamente com os seus seguidores.

Se você ainda não sabe como fazer e compartilhar sua retrospectiva do Instagram 2021, fique conosco, pois vamos ensinar tudo!

Reprodução

Retrospectiva do Instagram 2021: passo a passo

De acordo com as informações que o próprio aplicativo disponibiliza, a retrospectiva vai ficar disponível durante um grande período para dispositivos Android e iOS.

É importante ressaltar que para que todos possam ver é necessário não ter a conta privada Instagram. Siga os passos abaixo para fazer e compartilhar a sua:

1. Entre no app e encontre o banner

O primeiro passo para fazer a sua retrospectiva do Instagram 2021 é abrir o aplicativo no seu celular ou tablet. Logo após entrar você verá um banner com o nome do evento logo abaixo das histórias.

Assim, você deve tocar no botão “Ver retrospectiva” para começar a visualizar a sua. Isso porque imediatamente o app vai mostrar toda a predefinição que ele fez para você.

Então você pode navegar por cada uma das histórias que o Instagram selecionou para você tocando no canto direito da tela, como nos stories normais.

2. Edite a sua retrospectiva

O usuário não precisa necessariamente compartilhar os arquivos que o app selecionou, pois o perfil é seu então você escolhe.

Para isso existe a opção de edição, na qual o dono do perfil pode selecionar, mudar a ordem, adicionar ou até retirar algum arquivo que você não queira.

Para fazer essa edição é necessário tocar no botão de “+” assim é possível inserir novas histórias no seu “Playback” basta apenas que você selecione os momentos preferidos.

3. Edite as imagens

Além de editar quais os arquivos de histórias que você irá compartilhar, é possível também editar as próprias imagens da retrospectiva do Instagram 2021.

Dessa forma seus seguidores verão os arquivos da maneira que o usuário desejar, com ou sem edição.

4. Escolha quem poderá ver

O Instagram possui as funções necessárias para que você selecione quem pode ter acesso aos seus posts, isso acontece da mesma maneira com os stories.

Existem três grupos para selecionar e compartilhar a sua retrospectiva:

  • Todos os seguidores
  • Melhores amigos (Close friends)
  • Perfis individuais

Dessa forma fica a critério do usuário quem terá acesso à retrospectiva do Instagram 2021.

5. Compartilhe com seus amigos e seguidores

Ao passar por todos os pontos acima e deixar tudo com a sua cara, toque no botão “Avançar” para compartilhar com todos os seus arquivos dos stories.

Esses stories irão para o seu perfil com uma moldura toda especial em comemoração ao fim de mais um ciclo início de um novo ano.

Você pode também visualizar cada um de forma individual, basta tocar no carrossel inferior e aproveitar.

Outros aplicativos que também tem retrospectiva

Assim como Instagram, o Meta, que antes era chamado de Facebook, lançou a função de “Year in Review” para o Facebook.

O Spotify também conta com essa função, nele a retrospectiva se chama “Wrapped” e já anima milhares de usuários há alguns anos.

Considerações finais

Agora você não passa mais perrengue para fazer a Retrospectiva do Instagram 2021!

Por fim, aproveite enquanto o recurso ainda está disponível, e veja os seus momentos, que talvez você não esteja mais lembrado.

Nós vemos em breve.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.