Quer saber como ganhar seguidores no pinterest? Está enjoada das redes sociais tradicionais como Facebook e Instagram?

Já pensou em se adentrar no mundo do Pinterest?

Com uma pegada bem diferente, é uma rede social que gera muito conteúdo e dá outro ar para a divulgação de trabalhos.

Podemos dizer que ela é mais poética do que as outras e isso faz com que você encontre material de qualidade sobre os mais diversos temas.

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social para juntar pessoas do mundo inteiro para ricas trocas de conteúdo.

A parte mais forte do Pinterest são as imagens, que costumam ser – em sua maioria – material profissional.

E é através dessas imagens que o público é atraído para o conteúdo mais denso e completo, como links para blogs, sites e afins.

Então ele pode ser um grande substituto do google na hora de buscar informações, dicas e inspirações. Independente do tema.

E como é uma plataforma que instiga as relações entre uma pessoa/material e outro, assim você pode salvar conteúdos que acha interessante e ter uma pasta com isso.

pinterest ideias
Pinterest ideias – Fundo foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Como baixar?

O Pinterest pode ser baixado de forma muito simples. Tanto para celulares com sistema Android pelo Play Store, como o sistema iOs pelo App Store.

É só pesquisar pelo nome na lojinha de aplicativos do seu telefone e fazer o download para instalar.

Também há a possibilidade de conferir tudo isso na versão tradicional de web, pelo site.

No celular é possível acessar ainda pelo google chrome normalmente, mas a vantagem do app é uma plataforma mais leve em um versão própria para celular.

Como entrar no Pinterest?

Para começar é preciso criar um conta. Você pode fazê-la com seu endereço de e-mail e uma senha própria para o Pinterest.

Você também pode conectar à sua conta do Facebook/Google.

E o legal é que na plataforma você pode escolher seus interesses na rede social. A partir de então, o site criará um feed especial referente aos assuntos que você deseja acompanhar ali.

Como usar?

Talvez seja um termo estranho no primeiro contato, mas o funcionamento básico é por “pins” e “boards”.

Esse primeiro é um nome personalizado para os posts que você faz na sua conta. Já o segundo, refere-se a uma pasta de pins (posts) compartilhada nos servidores.

Você pode deixar seu board privado ou público. No board privado só seus amigos conectados poderão ter acesso ao conteúdo.

Já no público, da mesma forma que o Facebook, seus posts poderão aparecer para qualquer pessoa que pesquisar sobre o assunto.

Para começar, é interessante conectar sua conta com a de seus amigos para formar uma rede social.

Você pode conectar com outras redes para adicionar quem já conhece, podendo importar listas da agenda de contatos, Facebook, Instagram e até WhatsApp.

Recarga Blog Pinterest

Para procurar por conteúdos específicos, pesquise por palavras-chave na barra de pesquisa. Essa barra fica na parte superior do Pinterest.

A partir dos resultados mostrados pela busca, você pode clicar no material que te interessar, ver a fonte original do pin, deixar um comentário, compartilhar no seu próprio perfil (chamado de repinar) e salvar em suas boards.

O interessante também é que depois que você abre a imagem desejada, nessa nova página aparece mais conteúdo relacionado exatamente àquele que você clicou.

Para criar um pin (post) é só clicar no “+”. Esse botão fica na parte superior da plataforma.

Então você carrega o arquivo que deseja postar. Você pode simplesmente postar no seu perfil ou pode já inserir em uma board específica para o tema.

Essas são as funções principais para que você navegue no Pinterest. O site de forma geral funciona de forma intuitiva e ao mexer você vai descobrindo novas funções para o que deseja.

Categorias do Pinterest?

É possível que você escolha temas que deseja sempre estar antenado ao navegar no feed.

Da mesma forma que em outras redes sociais, esses serão os tipos de categorias que você irá “seguir”. Então, as conforme pessoas começam a publicar seus pins, você os verá no seu feed.

Você sempre pode escolher novas categorias para adicionar e há diversos assuntos para escolher.

Os mais populares (para quem quer ficar antenado no que está mais famoso) são: arte, casamento, tatuagens, moda, arquitetura e por aí vai!

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.