Como montar uma estação de musculação em casa: Passo a passo completo!

Não há dúvidas de que cuidar do corpo é uma prioridade que deve ser levada a sério. Não é verdade? 

E não poderia ser diferente, afinal, a saúde é o que possibilita com que a nossa vida ande de forma tranquila e nos transmita bem-estar e segurança. 

Pensando nisso, e também considerando a importância do distanciamento social, algo essencial no momento de pandemia que ainda vivemos, muitas pessoas optaram por investir em equipamentos para ter a sua própria estação de treino em casa, ao invés de se deslocarem até a academia. 

Felizmente, hoje podemos contar com aparelhos personalizados, idealizados e pensados de acordo com nossas necessidades. 

E o melhor, ao contrário do que muitos possam pensar não é necessário desembolsar muito dinheiro para ter a sua própria estação de musculação em casa, e são poucos aparelhos para que sua estrutura esteja completa.

E se você está perdido em como começar a montar a sua academia em casa, temos algumas dicas práticas para guiar neste início. 

Estação de musculação em casa

Bom, inicialmente, o que você precisa entender é que esta é uma tendência crescente nos projetos de casas e apartamentos decorados.

E, ao contrário do que muitos possam pensar, não é só para quem tem muito dinheiro, não. 

Pelo contrário, atualmente há muitas maneiras de montar um espaço fitness com orçamentos de diversos tamanhos. É totalmente possível adaptar qualquer local de sua residência para colocar aparelhos de acordo com a sua necessidade.

estação de musculação em casa
estação de musculação em casa

Portanto, se você está gastando muito dinheiro na academia, com planos mensais, trimestrais e até semestrais e nem consegue ir com muita frequência, pois não tem tempo, pode aproveitar essa dica! 

Você pode treinar no conforto do lar e fazer tudo o que precisa para sair do sedentarismo ao mesmo tempo. Uma ótima dica, não é mesmo?

Ao fazer isso você poderá aproveitar inúmeras vantagens como ter mais economia de tempo visto que não terá que se deslocar até a academia, por exemplo. 

Além disso, terá mais privacidade e flexibilidade para treinar. E claro, outro grande benefício é que será tudo de graça, afinal, treinará da sua própria residência. 

Bom, estes foram apenas alguns dos benefícios para você optar por uma estação de musculação em sua casa

E se você nunca cogitou essa possibilidade, selecionamos algumas dicas para também montar a sua própria estação de musculação. 

Passo a passo detalhado!

Defina seus principais objetivos

Um dos primeiros passos de como fazer uma academia em casa é definir os seus principais objetivos com as práticas dos exercícios.

Mesmo que você possa contar a praticidade de poder treinar em casa. Traçar objetivos é a chave para não parar no meio do caminho e, assim, garantir o sucesso nos treinamentos. 

Por isso, é importante criar metas antes de começar a malhar e transformar o desejo de praticar exercícios em realidade.

Além disso, entender o próprio corpo é essencial para definir o passo a passo da malhação. Pensando nisso, a avaliação física é tão importante para definir os objetivos na academia. 

Isso porque com ela em mãos, é possível medir, por exemplo, a sua resistência, força, flexibilidade, peso, entre outras informações importantes para decidir os treinos de acordo com o seu nível de preparo e necessidades – ou seja, respeitando os seus limites e considerando suas potencialidades.

Se organize financeiramente 

Nesta etapa é importante que você analise quanto de dinheiro você tem para investir Isso porque não adianta nada você querer uma academia super equipada se não há um bom orçamento para isso.

Por isso, a nossa dica é que você trabalhe com a grana que você tem disponível para investir. Ou seja, ficar com os pezinhos bem fixados no chão!

Pense bem e não vá fazendo dívidas para montar sua academia em casa, pois senão esse projeto, no fim das contas, não valerá à pena. Afinal, um dos intuitos é a economia de dinheiro. 

Lembre-se que, segundo os especialistas em finanças, o melhor a se fazer no caso de projetos como esse é juntar o máximo de dinheiro que se conseguir e comprar os aparelhos mais caros à vista. 

Além disso, tente também comprar as peças que precisa em dinheiro mesmo, pois a maioria das lojas dão desconto para esse tipo de pagamento.

Faça seu próprio espaço fitness

Após definir seus principais objetivos, o próximo passo que deverá ser dado é estabelecer e criar seu próprio espaço fitness.

O recomendado é que você escolha um espaço para colocar os móveis, equipamentos e acessórios necessários de cada atividade. Além disso, prepare também o piso com forrações emborrachadas e antiderrapantes.

Apesar de parecer um item de luxo,  o espelho quadrado na parede também é um fator importante para você observar e analisar seus movimentos durante as atividades.

Hoje no mercado há placas tatames e emborrachadas para forrar o piso e diminuir o impacto. 

Tais placas e tapetes emborrachados podem ser adquiridos em Home Centers ou lojas de ginástica especializadas.

Invista numa boa decoração

Investir numa boa decoração, apesar de parecer um detalhe não tão importante, no final, pode fazer total diferença. Isso porque a decoração tem total impacto no seu bem estar e, consequentemente, nos seus resultados.

Pensando nisso, a decoração da sua estação deve proporcionar um ambiente agradável, iluminado e com boa ventilação, por isso não deixe de investir em um bom ventilador ou mesmo ar condicionado.

E se você quer decorar a sua sala de ginástica, opte por pintar as paredes com cores vibrantes e claras.

Itens como armários, estantes e nichos nas paredes podem abrigar toalhas, bolas,  halteres, vasos de plantas e produtos como cremes, loções para massagem e suplementos alimentares. 

Para o piso, utilize tapetes para abafar o som. As divisórias de correr também integram a sala ao espaço e, por isso, devem ser bem pensadas. 

O cômodo tem privacidade ao fechar as divisórias. Optar por um piso emborrachado na cor preta que combina com toda a estrutura de metal do teto retrátil de vidro faz também total diferença. 

O recomendado é que todos os equipamentos sigam a mesma tonalidade do piso para que encontre um ambiente em harmonia. 

Pesquise pelos melhores aparelhos

Após estabelecido seu próprio espaço fitness e realizado a decoração, o próximo passo que você deverá dar é selecionar os melhores aparelhos. 

O recomendado é que você pesquise pelos melhores aparelhos e vá diretamente às lojas especializadas para testá-los antes de adquiri-los.

Opte pela alternativa dos aparelhos multifuncionais que concentram no mesmo equipamento os mais variados exercícios para quase todos os músculos do corpo.

Neste caso, uma das grandes vantagens desses aparelhos é que você pode colocá-los em pequenos espaços, assim você poderá ter uma academia completa em casa. 

Além deles, outros equipamentos interessantes para academia completa em casa são: Mini cama elástica, bicicleta ergométrica, esteira, bolas de ginástica, argolas com elásticos e sacos para pugilismo.

Procure a orientação de profissionais

Por último, mas não menos importante, antes de começar os treinos, procure a orientação de profissionais. 

Como foi possível perceber, o treino de academia em casa é uma forma prática e econômica para você praticar exercícios e melhorar a sua saúde. 

No entanto, alguns procedimentos devem ser levados em consideração antes da prática de exercícios como a visita ao médico geral e o aconselhamento de profissionais da área.

Neste caso, um personal trainer pode te orientar a respeito da realização dos movimentos corretos para a prática do treino de academia em casa.

Gostou das dicas e informações? 

Como foi possível perceber durante a leitura deste artigo, a academia em casa e uma estação de musculação são uma ótima alternativa para as pessoas que preferem o conforto do lar para cuidar da saúde ou não tem preferência pelo ambiente da academia. 

E como também foi possível perceber, hoje em dia, não é necessário um grande investimento para montar a sua estação em casa. 

Claro, para finalizar, é importante ressaltarmos que o acompanhamento de um profissional é indispensável, caso você não conheça os movimentos corretos para a prática das atividades. 

Além disso, também é importante que você faça uma avaliação física antes de começar o treino de academia em casa.

Aproveite e coloque em prática as dicas passadas neste artigo para também montar a sua própria estação de musculação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.