Em um país onde a estabilidade financeira e profissional é almejada por muitos, os concursos públicos surgem como uma luz no fim do túnel.

Mas, como qualquer desafio de grande magnitude, a preparação para essas provas exige dedicação, estratégia e, acima de tudo, as ferramentas certas.

No mundo digital de hoje, onde a informação está ao alcance de um clique, os aplicativos de estudo tornaram-se aliados indispensáveis para os concurseiros de plantão.

Eles não apenas organizam o conteúdo de forma prática, mas também oferecem recursos interativos que podem fazer a diferença entre uma aprovação e uma tentativa frustrada.

Mas, com uma infinidade de opções disponíveis nas lojas de aplicativos, como saber quais são realmente eficazes?

Como diferenciar entre um app que é apenas uma distração e outro que pode ser o seu bilhete dourado para a aprovação?

Melhores Aplicativos Para Estudar Para Concurso

É aqui que entramos. Depois de uma pesquisa aprofundada e análise criteriosa, compilamos uma lista dos TOP 5 melhores aplicativos para estudar para concursos.

Estes não são apenas aplicativos populares, mas ferramentas testadas e aprovadas por concurseiros que alcançaram seus objetivos.

Além de apresentar esses aplicativos, também exploraremos métodos alternativos de estudo que podem complementar sua preparação.

Porque, no final das contas, a chave para o sucesso não está em apenas uma técnica, mas na combinação certa de várias.

Melhores Aplicativos para Estudar para Concurso

Então, se você está se perguntando por onde começar ou como dar um upgrade nos seus estudos, continue lendo.

Este artigo é o guia definitivo para todos que buscam a tão sonhada vaga no serviço público.

Agora, sim, segue a seleção com os melhores aplicativos que irão te ajudar em muito nos estudos para a tão sonhada aprovação

Aprovado

O aplicativo Aprovado é uma ferramenta de estudo que permite ao usuário registrar e monitorar suas horas de estudo, além de criar um cronograma personalizado.

Pontos Fortes

  • Registro detalhado das horas de estudo.
  • Criação de cronogramas personalizados.
  • Interface amigável e intuitiva.

Nota

  • App Store: 4,7 estrelas
  • Google Play: 4,6 estrelas

Download

Qconcursos

Qconcursos é uma plataforma de estudos para concursos públicos, oferecendo questões, simulados e videoaulas. O aplicativo permite que os concurseiros estudem de forma organizada e eficiente.

Pontos Fortes

  • Grande banco de questões atualizadas.
  • Simulados personalizados.
  • Videoaulas explicativas.

Nota

  • App Store: 4,8 estrelas
  • Google Play: 4,5 estrelas

Download

Estratégia Concursos

Estratégia Concursos é um aplicativo que oferece cursos em PDF e videoaulas para concursos públicos. Ele é conhecido pela qualidade de seus materiais e pela aprovação de seus alunos em diversos concursos.

Pontos Fortes

  • Cursos em PDF detalhados.
  • Videoaulas com professores renomados.
  • Simulados e questões comentadas.

Nota

  • App Store: 4,8 estrelas
  • Google Play: 4,7 estrelas

Download

Tec Concursos

Tec Concursos é uma plataforma de estudos que oferece questões comentadas por professores, simulados e teoria para diversas disciplinas. O aplicativo é uma extensão da plataforma web, permitindo que os alunos estudem em qualquer lugar.

Pontos Fortes

  • Questões comentadas por professores.
  • Simulados personalizados.
  • Teoria detalhada para diversas disciplinas.

Nota

  • App Store: 4,8 estrelas
  • Google Play: 4,7 estrelas

Download

Concursos Públicos Simulados

O aplicativo de simulados Concursos Públicos Simulados oferece questões específicas para concursos públicos. Ele permite que os usuários pratiquem questões individuais, resolvam múltiplas questões em simulados e muito mais.

Pontos Fortes

  • Grande variedade de questões específicas.
  • Modo de eliminação de alternativas.
  • Filtro por banca, ano e palavras.

Nota

App Store: 4,8 estrelas

Google Play: (Nota não especificada, mas o aplicativo tem mais de 100 mil downloads e é bem avaliado pelos usuários)

Download

Formas Alternativas de Estudar

No universo dos concursos públicos, a tecnologia tem sido uma grande aliada, com aplicativos inovadores facilitando a jornada dos concurseiros.

No entanto, além dessas ferramentas digitais, existem técnicas tradicionais e comprovadas que, quando combinadas com a tecnologia, podem otimizar ainda mais a preparação.

Estas técnicas, muitas vezes subestimadas, têm o poder de transformar a maneira como assimilamos e retemos informações.

Vamos mergulhar em algumas dessas estratégias que podem ser o complemento perfeito para os seus aplicativos de estudo favoritos:

Mapas Mentais

Os mapas mentais são ferramentas gráficas que permitem organizar informações de maneira hierárquica e intuitiva. Eles se originam de uma ideia central e se ramificam em subtemas, facilitando a visualização das conexões entre os conceitos.

Para concurseiros, os mapas mentais são particularmente úteis para revisar matérias extensas, pois condensam informações de forma clara e concisa.

Ao criar um mapa mental, o estudante ativa sua criatividade e pensamento crítico, tornando o processo de estudo mais dinâmico e menos monótono.

Além disso, ao revisar o conteúdo através de um mapa, é mais fácil identificar lacunas no conhecimento e áreas que precisam de mais atenção.

Melhor Aplicativo Para Estudar Para Concurso

Flashcards

Flashcards são pequenos cartões que contêm informações em ambos os lados: uma pergunta ou conceito em um lado e a resposta ou explicação no outro. Eles são extremamente eficazes para memorização e revisão.

O método de estudo com flashcards baseia-se na repetição espaçada, onde o conteúdo é revisado em intervalos crescentes, garantindo que a informação seja transferida da memória de curto prazo para a memória de longo prazo.

Além disso, os flashcards permitem uma abordagem ativa de estudo, já que o estudante é constantemente desafiado a lembrar e reconhecer informações.

Com a evolução da tecnologia, existem diversos aplicativos que oferecem sistemas de flashcards digitais, permitindo que o concurseiro estude em qualquer lugar.

Mnemônicos

Mnemônicos são técnicas que auxiliam na memorização de informações através da associação com algo mais fácil de lembrar.

Pode ser uma rima, uma frase, uma canção ou qualquer outra coisa que ajude a recordar um conceito ou fato específico.

Por exemplo, para lembrar a ordem dos planetas do sistema solar, muitos utilizam a frase “Meu Vizinho Tem Muitos Jardins. Só Uvas.” – representando Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Para concurseiros, mnemônicos são especialmente úteis para memorizar listas, ordens específicas ou conceitos complexos.

Ao criar um mnemônico, o estudante associa a informação a algo familiar, tornando-a mais acessível e fácil de ser lembrada.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.