Como fazer live no Instagram, Facebook, Tik Tok e Periscope? Postar vídeos gravados há muito tempo já é possível em muitas redes sociais.

Mas se filmar e transmitir ao vivo, em tempo real, é uma novidade que foi ganhando pouco a pouco os aplicativos de relacionamentos sociais.

Conhecido como “live”, a ferramenta é como assistir um programa ao vivo, só que você é a estrela e seus seguidores os telespectadores.

É muito divertido ver o que pode acontecer sem edição ou corte!

Mostrar na hora o que está acontecendo com você ou a redor de você. É a tecnologia mais uma vez colocando as pessoas mais próximas.

Como fazer live no Instagram?

O instagram que já é uma rede social conhecida pela postagem de fotos e vídeos, tem mais uma ferramenta para explorar como as imagens podem falar e muito.

Ainda não é todos que têm acesso à essa plataforma. Novos usuários que tenham criado a conta recentemente podem ainda não conseguir fazer uma live.

Para fazer a live não tem muito segredo:

Deslizando a tela para a direita o instagram abre a câmera. Ali tem as opções entre normal, boomerang, mãos livres e ao vivo. É só clicar no “ao vivo”.

Logo que você clicar a rede social já notifica seus seguidores sobre sua transmissão ao vivo em vários canais. Então é bom estar preparado, pois, assim que apertar o botão, quem tiver ao vivo e te seguir, já vai ter acesso ao seu vídeo.

Antes de começar você pode colocar uma frase/palavra no topo para que seus seguidores saibam que se trata o assunto da live.

Essa notificação para seus seguidores aparece junto ao Instagram stories (nova ferramenta do Instagram que funciona como o snapchat, no qual você pode publicar fotos e vídeos e eles duram na sua “linha do tempo” só por 24 horas, depois somem).

Ali irá aparecer um anel colorido em torno da sua foto de perfil que indicará que uma transmissão ao vivo começou.

fazer live
fazer live – Reprodução Rockcontent

Apesar de ficar na mesma aba do instagram stories, o live só pode ser acessado enquanto dura o vídeo mesmo, em tempo real.

Ele não fica disponível 24h e nem pode ser visto depois que acaba. Então é: quem viu, viu; quem não viu, perdeu!

Como as outras ferramentas do aplicativo, que permitem vídeos ou fotos com câmera frontal ou normal e com flash ou sem flash, o live também pode ser feito nessas opções.

Ver os gráficos de evolução de número de seguidores no Instagram que estão vendo sua transmissão (no canto superior direito da tela) e também comentários que eles possam deixar (na parte inferior da tela).

SIM, ELES PODEM COMENTAR! Assim você pode saber o que a galera está achando, opiniões, sugestões, críticas, conversas, etc. Todo tipo de interação que torna a live mais divertida como num reality show com participação do público!

Mas também se quiser apenas gravar e dane-se o mundo e o que eles estão pensando, você tem a opção de desativar os comentários.

A transmissão ao vivo pode durar até uma hora.

É importante ver se a conexão com a internet está boa para não arriscar perder o sinal em uma hora super legal da transmissão.

Para terminar a live, é só clicar no botão “terminar” (fica no canto superior direito) e confirmar. Pronto, transmissão feita e terminada com sucesso!

Como fazer live no Facebook?

Como no instagram, o jeito é bem simples e acessível. Basta ter uma câmera e internet, que a live pode ser feita e vista por muita gente.

A live no Facebook pode ser feita tanto pelo celular quanto pelo computador.

Só que diferentemente do instagram, a transmissão ao vivo pode ser vista pelos seus amigos do face na timeline depois que você acabar.

Também é possível gravar o vídeo. Para começar sua transmissão ao vivo é só seguir esses passos:

  • Clicar lá no topo da sua timeline, na opção de atualizar status (ex: espaço onde aparece “o que você está pensando agora?”).
  • Pelo computador tem a opção ali escrita “vídeo ao vivo”. Pelo celular é só achar um ícone com uma pessoa emitindo sinais. É importante destacar que nem todos os celulares já têm essa ferramenta. Se não achar o ícone é porque ele ainda não está disponível para você.
  • Clicando pelo computador, logo abaixo onde você costuma colocar o status, pede para que você descreva seu vídeo. Pelo celular, aparece na nova tela a mesma mensagem. É interessante colocar para a galera saber que se trata e atrair as pessoas certas para o assunto.
  • Você ainda pode escolher fazer a live pela câmera frontal ou traseira clicando na parte superior do canto direito.
  • Tudo arrumado, é só clicar em “transmitir ao vivo” e começar sua transmissão.
  • O vídeo irá aparecer no feed de notícias dos seus amigos na rede social e quando eles reproduzirem, na hora terão acesso ao seu streaming ao vivo.
  • Após transmitir tudo o que queria, basta clicar em “encerrar transmissão” que ela para imediatamente. Em seguida você recebe um alerta com resumo das interações e tempo do streaming.

Eaí, vocês já fizeram live? Conseguiram através das nossas dicas?

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.