As marcas chinesas de smartphones estão cada vez mais populares nos gostos dos brasileiros por oferecer celulares de última tecnologia e qualidade compatíveis com as outras companhias mais conhecidas.

Sendo o seu principal fator de compra o valor do preço disponibilizado pelas lojas. 

Pensando nos gostos das pessoas, seja para você importar o aparelho ou comprar aqui mesmo no país, separamos especialmente este artigo para informar as especificações e fazer com que você conheça algumas das mais famosas marcas de celulares chineses.

Continue lendo a nossa matéria e fique sabendo dos benefícios, história e qualidades dos aparelhos oferecidos por essas marcas internacionais e escolha comprar o celular que mais combina com a sua personalidade e necessidade diária, pagando bem menos!

melhores marcas de celulares chineses
melhores marcas de celulares chineses – reprodução

Marcas de celulares chineses

Algumas das marcas de celulares chineses são mais famosas, como a Xiaomi e a Huawei, mas aqui no Brasil o mercado consumidor ainda é disputado por outras empresas não tão conhecidas entre as pessoas.

Leia abaixo as principais companhias que oferecem os aparelhos e fique sabendo das suas melhores especificações:

Xiaomi

A companhia chinesa Xiaomi foi fundada em 2010 e desde então tem atuado no mercado internacional.

Introduzida na América Latina no ano de 2015, vem fazendo história no mercado brasileiro desde então com os seus smartphones de última geração, acessórios e outros produtos tecnológicos, como Smart TVs, tablets e pulseiras inteligentes, ao mesmo tempo que oferecia por um preço menor que as outras empresas.

A corporação mantém uma fábrica no Brasil para evitar as taxas de importação, o que explica os valores mais baixos.

Os seus celulares são ótimos para rodar jogos pesados e alguns modelos oferecidos pela marca também possuem câmeras com ótima resolução de imagem.

Além disso, os celulares dessa marca possuem um ótimo custo-benefício por competir contra grandes empresas por valores muito mais baixos. Confira as opções entre os 10 melhores celulares com bom custo-benefício de 2022!

Huawei

Fundada em 1987 na província de Guangdong, a Huawei é uma empresa chinesa de tecnologia que oferece produtos mais populares como celulares, tablets e até notebooks.

Não são muitos os smartphones que já estão disponíveis no mercado brasileiro, mas entre eles estão os modelos como o Y340, o Ascend P7 e o P9, que são finos e de ótimo processamento, rodando no Android. 

Entre os modelos mais aguardados no país estão os aparelhos desenvolvidos em parceria com o Google para a melhoria, como o P8 Lite, o Huawei Kiwi e o Nexus 6P, que prometem tecnologias avançadas e melhorias de aparelhos de linhas das outras marcas.

Além dos celulares, a companhia ainda comercializa outros eletrônicos como o modem e roteador portáteis.

Caso esteja procurando um celular ultra moderno, Huawei não pode ficar fora de suas opções. Veja os 10 melhores celulares Huawei de 2022!

Oneplus

A história da OnePlus teve início em 2012 quando os seus dois fundadores, na época funcionários da Oppo, decidiram montar o seu próprio negócio.

Fundada com sucesso em 2013, a marca chinesa já é uma das principais fabricantes de smartphones no país, atualmente.

O primeiro smartphone da OnePlus foi lançado em 2014 com a expectativa de que ao menos 30 mil unidades do aparelho fossem comercializadas, mas o resultado foi ainda mais surpreendente: foram vendidos, no total, 1,5 milhão de celulares.

Infelizmente os seus produtos ainda não são oferecidos no Brasil, mas entre os lugares disponibilizados estão a Ásia, Europa, Estados Unidos e Canadá.

TCL

Fundada em 1981, inicialmente com o nome TTK em Huizhou, Guangdong, na China, a TCL Corporation tinha como seu principal objetivo vender fitas cassetes da TDK Corporation.

Por conta de um processo movido pela TDK alegando violação de propriedade intelectual, a TTK então se viu obrigada a mudar o nome para TCL, após esse escândalo.

A escolha de letras tem como significado as iniciais de “True China Lion”.

Como a empresa ficou restrita ao mercado chinês no começo de sua existência, a TCL passou a comercializar seus produtos internacionalmente, especialmente após o anúncio do “Plano Dragão e Tigre” em 2003.

Neste mesmo ano, a companhia chinesa formou uma joint venture com a francesa Thompson SA para vender aparelhos de DVD.

E então, finalmente entrou na indústria de smartphones ao formar uma nova outra joint venture no ano seguinte, desta vez com a Alcatel.

O seu crescimento tem alavancado desde então para o mercado mundial.

ZTE

Fundada por investidores do setor aeroespacial em 1985 na China, a ZTE lançou o primeiro produto no mercado asiático apenas dois anos depois.

Esta mercadoria consistia em um controlador para terminais telefônicos e hoje, a companhia é considerada uma das principais fornecedoras de aparelhos de telecomunicações e soluções de rede do mundo.

A marca começou a fabricar celulares apenas no ano 2000 e que inicialmente era voltado somente no mercado interno.

Foi em 2002 que os seus gestores perceberam tamanha potencial e decidiram expandir os seus produtos para fora da Ásia.

Oppo

A gigante companhia Oppo foi fundada em 2001 e desde então vem fazendo sucesso com os seus aparelhos audiovisuais, até ser considerada nos dias atuais como a quarta maior fabricante de smartphones do mundo.

Com os produtos comercializados em mais de 30 países, a empresa possui também na sua linha de produtos os MP3 players, Blu-Ray e leitores de DVD.

Muito famosa entre os jovens, os celulares da marca chinesa se beneficiam muito das câmeras de última geração para tirar selfies de qualidade superior e inteligência artificial que melhora a sua experiência com o aparelho. 

Realme

Realme é uma companhia de fabricação de smartphones que iniciou as suas atividades como uma subsidiária da Oppo em 2010, ganhando a sua marca própria somente em 2018 para se tornar uma empresa independente, focada em oferecer aos seus clientes os produtos com boa relação custo benefício.

Os seus primeiros modelos fabricados foram os celulares com configurações interessantes como 8GB de memória RAM e câmera dupla traseira, sendo oferecidos por valores ainda mais compensadores que variavam entre US$ 100 e US$ 250.

Os aparelhos novos são lançados em intervalos mais longos pela empresa, que tenta se estabelecer primeiramente dentro da China e, posteriormente, mundo afora.

Outro ponto positivo desses celulares é a bateria, ideal para quem quer um aparelho potente que não vicia tão fácil e passa o dia todo sem precisar de uma tomada.

Caso esteja procurando mais opções de celulares nesse estilo, não deixe de conferir os 10 melhores celulares com bateria boa de 2022!

Vivo

Fundada em 2009, a Vivo Mobile Communications Co. é, atualmente, uma das fabricantes de smartphones que mais cresce entre as fabricantes chinesas.

Apesar de ter menos tempo de existência, a companhia já se encontra entre as cinco maiores empresas de celulares do país, como a Huawei, Apple, Oppo e Samsung.

Assim como as outras marcas chinesas, a Vivo é focada em produzir smartphones de qualidade a preços mais baixos e iniciou as suas operações de expansão internacional em 2014. 

Questão de pouco tempo depois, a empresa já se encontrava expandindo os seus negócios para outros países asiáticos como a Tailândia, Malásia, Índia, Indonésia, Vietnã, Filipinas e Mianmar.

A Vivo foi a primeira marca a entregar um smartphone com biometria na tela e os seus produtos se destacam pelas suas câmeras frontais e funcionalidades versáteis para tirar selfies.

Meizu

A empresa chinesa Meizu foi fundada em 2003 com o objetivo de ofertar smartphones com design simples e minimalista, e hoje se encontra ocupando a posição de uma das dez principais fabricantes de celulares da China.

Inicialmente a companhia oferecia mercadorias como o MP3 e o MP4, e ingressou na indústria dos smartphones apenas em 2008.

Presente em países como Israel, Rússia, Ucrânia, França e Itália, a companhia leva uma filosofia de manter o compromisso com a busca da perfeição ao desenvolver celulares mais fáceis de usar, possuindo um formato confortável, câmeras de alta definição, qualidade de som e durabilidade ao oferecer preços mais baixos.

Ulefone

Uma das fabricantes de smartphones da atualidade que mais cresce no mercado internacional, a Ulefone Mobile foi fundada na China tem uma forte influência na Ásia e na Europa, trazendo o mesmo conceito de suas concorrentes, que é oferecer dispositivos de qualidade a preços mais acessíveis.

Buscando conquistar os gostos de diferentes pessoas no mercado, a Ulefone oferece um portfólio de smartphones variados e de todos os estilos.

O foco percebido pelos produtos lançados nos últimos tempos, está na fabricação de celulares resistentes com baterias de alta duração.

Apesar de ainda não ser muito conhecida entre os brasileiros, é percebido um grande aumento nas importações de produtos da Ulefone no país.

Doogee

A Doogee foi fundada no início de 2013 na China, como uma marca de um dos maiores grupos empresariais, a KVD.

Especializada no ramo de fabricação de smartphones, ela compete em questões de qualidade com as companhias Huawei, Xiaomi e Oppo.

Com os aparelhos que combinam processador potente e bateria duradoura com um preço acessível, a empresa vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional.

A maioria dos seus celulares são compostos de metal, tela maior que 5,5 polegadas, resolução full HD, 4GB de memória RAM e câmeras tanto frontal quanto traseira de qualidade.

Conheça as marcas de celulares chineses e escolha a sua favorita!

Chegamos ao final deste artigo e com a leitura da matéria, apresentamos a você as principais marcas de celulares chineses, trazendo informações em relação a sua fundação, objetivos e história sobre o seu surgimento no mercado internacional.

Observamos que a maioria dessas empresas não tinha como ambição o alcance tão grande das suas mercadorias, inicialmente almejando ganhar espaço apenas no mercado interno.

Contudo, pela produção de aparelhos de qualidade oferecidos a preços mais acessíveis, ganharam destaque na preferência dos consumidores.

Concluindo, existem diversos smartphones chineses que competem com as marcas mais caras e tradicionais, disponibilizados nas lojas daqui do Brasil ou até para serem importados por preços mais baixos, então não perca mais tempo e utilize as nossas dicas para experimentar comprar um celular de marca chinesa.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.