Saiba como conectar o celular na televisão, aprenda a espelhar celular na tv. Já aconteceu de você estar usando o celular para ver um vídeo ou filme e sentir que a experiência seria melhor em uma tela maior, tipo uma TV?

Pois saiba que é possível espelhar a tela do celular no PC e na TV. As TVs smarts atuais vêm com essa função que muitos desconhecem, e para usá-la basta executar alguns procedimentos bem simples.

Usando os mecanismos corretos, também é possível transformar sua TV comum em uma smart capaz de reproduzir streamings, Youtube e tudo o que você quiser espelhar do seu celular.

Como conectar o celular na TV
Como conectar o celular na TV

Como espelhar a tela do celular na TV?

Você gostaria de conhecer esses métodos e transmitir a tela o seu celular direto na TV? Leia este artigo até o fim e aprenda agora mesmo.

Usando o Smart View?

Celulares e TVs da Samsung são muito fáceis de espelhar. E em outras marcas, o procedimento é parecido, com pequenas alterações relacionadas aos nomes do aplicativo e o menu.

Siga os passos com cuidado, e no final poderá reproduzir o que quiser em sua Smart TV.

  1. O primeiro passo é verificar se sua TV e Smartphone estão conectados na mesma rede Wifi. Isso é muito importante, pois se os equipamentos estiverem em redes diferentes o procedimento não irá funcionar;
  2. O segundo passo é procurar nas opções rápidas ou no menu do seu telefone o aplicativo Smart View ou algo relacionado com conexão;

Em algumas TVs isso já é o suficiente para ela começar a espelhar o telefone. Mas se você seguir o procedimento e nada acontecer, é horas de ir nas opções de conexão de sua TV e procurar por aplicativos como o Screen Mirroring ou algo que remeta à conexão com um aparelho externo.

A tela do seu celular será espelhada em sua TV. Você poderá exibir fotos, vídeos, assistir filmes e muito mais.

Lembrando que para realizar este procedimento, sua TV precisa ser Smart. É comum ver pessoas instalando diversos programas e tentando a todo custo espelhar a tela do celular, mas nenhum aplicativo irá funcionar se a TV não tiver a configuração necessária.

Por Aplicativo

Se você quer espelhar em sua TV aplicativos como Netflix, Youtube e outros streamings, é muito fácil, pois os próprios aplicativos têm essa função.

  • Como no exemplo anterior, certifique-se de que sua TV e seu celular estejam conectados na mesma rede wifi;
  • Procure nos cantos superiores dos aplicativos um ícone parecido com uma TV. É só clicar nele e seu smartphone vai começar a procurar a Smart TV mais próxima.
  • Assim que os dispositivos se conectarem o espelhamento começa.

Com cabo USB

Talvez essa técnica não seja um espelhamento legítimo, mas é uma das formas de exibir itens do seu celular em uma tela maior quando você não tem uma Smart TV.

Basta conectar seu celular à entrada USB da TV com o auxílio de um cabo. Depois vá ao menu de sua TV e selecione a opção correspondente.

Pronto, a tela do celular começará a ser exibida.

Mas o ponto negativo deste método é que ele é muito limitado e, dependendo de sua TV, você só consegue exibir imagens.

Com cabo HDMI

A exemplo da opção anterior, fazer o procedimento é bem simples, pois basta conectar os aparelhos usando o cabo e, em sua TV, selecionar a opção HDMI.

Essa forma de espelhamento vem com o bônus de permitir a exibição de vídeos com ótima qualidade e reproduzir qualquer coisa que esteja passando na tela de seu celular.

A grande desvantagem é que os cabos HDMI para conectar o celular na TV são caros e difíceis de se encontrar no mercado.

Além disso, na maioria das vezes, também é necessário comprar um adaptador para facilitar a conexão do celular com o cabo HDMI.

Então, antes de recorrer a este formato, pesquise sobre o tipo de entrada do seu telefone e o cabo HDMI compatível. Observe o valor do investimento para decidir se essa é uma opção viável para você.

Como fazer o espelhamento usando equipamentos externos?

Esta é a opção com o melhor funcionamento quando você não tem uma Smart TV e deseja espelhar a tela do seu celular.

Basta comprar um equipamento que funcionará como um intermediário neste espelhamento. As opções mais conhecidas são o Chromecast e o Fire TV stick.

Basicamente, você conecta esses equipamentos ao seu aparelho de TV e ela se transforma em uma smart.

O passo seguinte é muito parecido com as outras formas de espelhamento. Você deve garantir que o seu celular e o equipamento estejam conectados na mesma rede.

Depois acesse o aplicativo de espelhamento do seu Smartphone. Se for necessário, procure por um aplicativo parecido em sua TV Smart. Pronto. O espelhamento irá começar.

Não importa qual seja a marca da sua TV, seguindo essas dicas você conseguirá reproduzir tudo o que acontece na tela do seu celular.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.