Se você é um novo pensionista ou aposentado, e pretende desbloquear benefício INSS para empréstimo, a fim de conseguir um empréstimo consignado, não deixe de ler as informações a seguir.

Neste artigo, iremos esclarecer todas as suas possíveis dúvidas a respeito do assunto, e também apresentaremos um tutorial detalhado de como desbloquear o seu benefício INSS para empréstimo.

Por essa razão, leia atentamente todos os tópicos a seguir. Eles irão abordar assuntos como: a nova regra de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, como funciona o empréstimo consignado INSS e como desbloquear benefício INSS para empréstimo.

desbloquear benefício INSS para empréstimo consignado

Nova regra de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS

No último dia 23, o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, ampliou as regras limitadas o benefício de empréstimo consignado para os seus novos beneficiários.

De acordo com as novas regras, somente após 90 dias da concessão do benefício, os aposentados e pensionistas com ganhos de um salário mínimo poderão solicitar um empréstimo consignado, com desconto diretamente na sua folha de pagamento.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União, e a nova regra consta na instrução normativa de número 134.

Segundo o Instituto de Seguridade Social, essa medida foi aplicada para proteger os seus beneficiários de fraudes e endividamentos.

Também foi imposta uma regra em relação aos bancos e instituições financeiras que oferecem empréstimos consignados para os novos aposentados e pensionistas da agência de seguridade do governo.

Agora, as instituições financeiras e bancos só podem entrar em contato com esse público após um período de 180 dias de benefício concedido.

Como funciona o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS?

Com o benefício concedido, os aposentados e pensionistas passam a ter uma renda fixa mensal. Esse fato despertou o interesse dos bancos e das financeiras, que por sua vez criaram o empréstimo consignado.

Ferramenta onde, após solicitar um empréstimo, os valores mensais das parcelas de pagamento são descontados diretamente da folha de pagamento do INSS, evitando assim o atraso ou não pagamento.

como funciona o emprestimo para aposentado negativado sem limite

Por ser uma ferramenta muito vantajosa para as instituições financeiras, um certo abuso de privacidade é cometido por elas, por meio de incessantes contatos por telefonemas e mensagens, oferecendo empréstimos consignados não solicitados para esse público específico.

Vale lembrar que essa importunação é crime, e que as instituições financeiras só podem oferecer empréstimos solicitados pelos aposentados ou pensionistas.

Então, caso você esteja sofrendo esse tipo de assédio, acesse o site consumidor.com.br, para realizar uma denúncia.

Como desbloquear benefício INSS para empréstimo consignado?

Para a proteção dos beneficiários, o benefício do INSS para empréstimo consignado é bloqueado assim que o aposentado ou pensionista entra para o sistema.

Por essa razão, caso o indivíduo queira fazer um empréstimo consignado junto a alguma instituição financeira, primeiramente deve desbloquear benefício INSS para empréstimo.

Essa tarefa pode ser realizada de forma simples e prática por meio do portal meu.inss.gov.br:

  1. Acesse o site meu.inss.gov.br;
  2. Vá até a opção “Entrar” e digite seu CPF e senha;
  3. Se não possuir um cadastro, clique em “Criar cadastro”, e crie um login e senha;
  4. Na opção “Empréstimo Desbloqueio/Bloqueio” você irá encontrar as condições para realizar o desbloqueio ou bloqueio do serviço;
  5. Clique em “Avançar” e insira seu CPF, nome completo e número de telefone;
  6. Clique no botão “Sim” na parte inferior da página e em “Avançar”;
  7. Na opção de cadastrar um representante legal, clique na opção “Não, eu sou o titular”;
  8. Clique em “Desbloqueio para empréstimo” e em “Avançar”.

Para que o desbloqueio seja concluído, o indivíduo precisa indicar uma agência do INSS mais próxima da sua residência.

Ao escolher a agência, o sistema irá mostrar todos os seus dados preenchidos para confirmação.

Se algum dos dados estiver incorreto, será preciso consertá-los antes de concluir o desbloqueio.

Agora é só concordar com as suas informações preenchidas, e em seguida imprimir ou salvar na sua conta de e-mail o comprovante de desbloqueio para empréstimo consignado.

Esse comprovante deve ser guardado como qualquer outro documento, para que, caso seja necessário apresentá-lo algum dia, o aposentado ou pensionista o tenha facilmente em mãos.

As informações acima foram úteis para você? Então, compartilhe com amigos e familiares que desejam saber como desbloquear benefício INSS para empréstimo.

Avatar de Júlio Gonsalves

Escrito por

Júlio Gonsalves

Graduado em Letras Português/Inglês. Trabalho como professor, escritor e redator de vários portais.