Se você é um novo pensionista ou aposentado, e pretende desbloquear benefício INSS para empréstimo, a fim de conseguir um empréstimo consignado, não deixe de ler as informações a seguir.
Neste artigo, iremos esclarecer todas as suas possíveis dúvidas a respeito do assunto, e também apresentaremos um tutorial detalhado de como desbloquear o seu benefício INSS para empréstimo.
Por essa razão, leia atentamente todos os tópicos a seguir. Eles irão abordar assuntos como: a nova regra de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, como funciona o empréstimo consignado INSS e como desbloquear benefício INSS para empréstimo.
Nova regra de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS
No último dia 23, o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, ampliou as regras limitadas o benefício de empréstimo consignado para os seus novos beneficiários.
De acordo com as novas regras, somente após 90 dias da concessão do benefício, os aposentados e pensionistas com ganhos de um salário mínimo poderão solicitar um empréstimo consignado, com desconto diretamente na sua folha de pagamento.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União, e a nova regra consta na instrução normativa de número 134.
Segundo o Instituto de Seguridade Social, essa medida foi aplicada para proteger os seus beneficiários de fraudes e endividamentos.
Também foi imposta uma regra em relação aos bancos e instituições financeiras que oferecem empréstimos consignados para os novos aposentados e pensionistas da agência de seguridade do governo.
Agora, as instituições financeiras e bancos só podem entrar em contato com esse público após um período de 180 dias de benefício concedido.
Como funciona o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS?
Com o benefício concedido, os aposentados e pensionistas passam a ter uma renda fixa mensal. Esse fato despertou o interesse dos bancos e das financeiras, que por sua vez criaram o empréstimo consignado.
Ferramenta onde, após solicitar um empréstimo, os valores mensais das parcelas de pagamento são descontados diretamente da folha de pagamento do INSS, evitando assim o atraso ou não pagamento.
Por ser uma ferramenta muito vantajosa para as instituições financeiras, um certo abuso de privacidade é cometido por elas, por meio de incessantes contatos por telefonemas e mensagens, oferecendo empréstimos consignados não solicitados para esse público específico.
Vale lembrar que essa importunação é crime, e que as instituições financeiras só podem oferecer empréstimos solicitados pelos aposentados ou pensionistas.
Então, caso você esteja sofrendo esse tipo de assédio, acesse o site consumidor.com.br, para realizar uma denúncia.
Como desbloquear benefício INSS para empréstimo consignado?
Para a proteção dos beneficiários, o benefício do INSS para empréstimo consignado é bloqueado assim que o aposentado ou pensionista entra para o sistema.
Por essa razão, caso o indivíduo queira fazer um empréstimo consignado junto a alguma instituição financeira, primeiramente deve desbloquear benefício INSS para empréstimo.
Essa tarefa pode ser realizada de forma simples e prática por meio do portal meu.inss.gov.br:
- Acesse o site meu.inss.gov.br;
- Vá até a opção “Entrar” e digite seu CPF e senha;
- Se não possuir um cadastro, clique em “Criar cadastro”, e crie um login e senha;
- Na opção “Empréstimo Desbloqueio/Bloqueio” você irá encontrar as condições para realizar o desbloqueio ou bloqueio do serviço;
- Clique em “Avançar” e insira seu CPF, nome completo e número de telefone;
- Clique no botão “Sim” na parte inferior da página e em “Avançar”;
- Na opção de cadastrar um representante legal, clique na opção “Não, eu sou o titular”;
- Clique em “Desbloqueio para empréstimo” e em “Avançar”.
Para que o desbloqueio seja concluído, o indivíduo precisa indicar uma agência do INSS mais próxima da sua residência.
Ao escolher a agência, o sistema irá mostrar todos os seus dados preenchidos para confirmação.
Se algum dos dados estiver incorreto, será preciso consertá-los antes de concluir o desbloqueio.
Agora é só concordar com as suas informações preenchidas, e em seguida imprimir ou salvar na sua conta de e-mail o comprovante de desbloqueio para empréstimo consignado.
Esse comprovante deve ser guardado como qualquer outro documento, para que, caso seja necessário apresentá-lo algum dia, o aposentado ou pensionista o tenha facilmente em mãos.
As informações acima foram úteis para você? Então, compartilhe com amigos e familiares que desejam saber como desbloquear benefício INSS para empréstimo.