O IPVA chegou e você não possui o valor para pagar? Saiba que existe a possibilidade de pagar IPVA no cartão de crédito. Basta ser cliente de uma das carteiras digitais que oferecem esse serviço.
Ficou interessado? Neste texto, você encontrará a resposta para algumas das principais dúvidas a respeito do uso dessa ferramenta, e o passo a passo para realizar o pagamento do IPVA no cartão de crédito, de forma única ou parcelada.
O que é o IPVA?
O imposto sobre a propriedade de veículos automotores – IPVA, é um imposto cobrado pelo Governo Federal e dos Estados, destinado a todos aqueles que são proprietários de automóveis.
Diferente do que muitos pensam, esse não é um imposto cobrado para a construção e reparo de rodovias, como a Taxa Rodoviária Única. O IPVA é utilizado para despesas na administração pública.
O seu valor é calculado tendo como base a tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e cada estado é responsável por determinar a alíquota que incide sobre os veículos.
Esse imposto é cobrado no início de todos os anos e, só depois de pago, é possível emitir o licenciamento do veículo correspondente àquele ano. Por esse motivo, causa uma grande preocupação dos proprietários de veículos.
É dentro da lei pagar o IPVA com o cartão de crédito?
Cada dia que passa, as empresas buscam formas de facilitar os pagamentos dos seus boletos, para incentivar os devedores a quitarem as suas pendências.
Atualmente, já é possível pagar contas referentes a boletos de companhias de água e energia, mensalidades de escolas, etc, tudo utilizando o cartão de crédito.
Sendo assim, o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, também não ficou fora dessa. Realizar o pagamento do IPVA utilizando o cartão de crédito é totalmente dentro da lei.
Contudo, não são todos os bancos ou financeiras que disponibilizam esse serviço. Geralmente, essa ferramenta é oferecida pelas carteiras digitais online, como o PicPay e a Zapay. Bancos digitais como o Nubank também possuem essa função.
Vale lembrar que, o cadastro nessas plataformas financeiras intituladas carteiras digitais são gratuitas. Portanto, a forma que elas encontram de cobrar por essa função de pagar IPVA no cartão de crédito é aplicando taxas sobre esse serviço.
Posso parcelar o meu IPVA usando o cartão de crédito?
Está passando por um momento financeiro complicado, mas não quer deixar o pagamento do IPVA em aberto?
Além de poder pagar IPVA no cartão de crédito, as carteiras digitais também possibilitam aos seus clientes fazerem o parcelamento do valor desse imposto.
Uma dica importante é ficar de olho nos juros de parcelamento. Esse não é um valor tabelado e cada carteira digital pode cobrar a taxa desejada.
Portanto, antes de escolher parcelar o pagamento do IPVA, consulte os juros sobre as parcelas e verifique se vale mesmo a pena.
Como pagar IPVA no cartão de crédito?
Agora que já sabemos que pagar IPVA no cartão de crédito é totalmente legal e que existe a opção de parcelar o seu valor, vamos direto ao que interessa!
Então, siga o tutorial abaixo, para pagar o IPVA com o cartão de crédito, de forma rápida e prática.
- Ter ou criar uma conta em uma carteira digital que oferece esse serviço de pagamento de imposto utilizando o cartão de crédito;
- Emitir o boleto do IPVA que deseja pagar no site do Detran do estado em que o automóvel foi licenciado;
- Ler o código de barras ou digitá-lo no aplicativo da carteira digital;
- Escolher a forma de pagamento “Cartão de Crédito”;
- Escolher se deseja parcelar e em quantas parcelas.
A pessoa precisa ter um valor limite suficiente em seu cartão para pagar IPVA no cartão de crédito sem impedimentos da carteira digital.
Gostou da dica? Compartilhe com seus amigos.