O IPVA chegou e você não possui o valor para pagar? Saiba que existe a possibilidade de pagar IPVA no cartão de crédito. Basta ser cliente de uma das carteiras digitais que oferecem esse serviço.

Ficou interessado? Neste texto, você encontrará a resposta para algumas das principais dúvidas a respeito do uso dessa ferramenta, e o passo a passo para realizar o pagamento do IPVA no cartão de crédito, de forma única ou parcelada.

O que é o IPVA?

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores – IPVA, é um imposto cobrado pelo Governo Federal e dos Estados, destinado a todos aqueles que são proprietários de automóveis.

Diferente do que muitos pensam, esse não é um imposto cobrado para a construção e reparo de rodovias, como a Taxa Rodoviária Única. O IPVA é utilizado para despesas na administração pública.

pagar ipva com cartão

O seu valor é calculado tendo como base a tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e cada estado é responsável por determinar a alíquota que incide sobre os veículos.

Esse imposto é cobrado no início de todos os anos e, só depois de pago, é possível emitir o licenciamento do veículo correspondente àquele ano. Por esse motivo, causa uma grande preocupação dos proprietários de veículos.

É dentro da lei pagar o IPVA com o cartão de crédito?

Cada dia que passa, as empresas buscam formas de facilitar os pagamentos dos seus boletos, para incentivar os devedores a quitarem as suas pendências.

Atualmente, já é possível pagar contas referentes a boletos de companhias de água e energia, mensalidades de escolas, etc, tudo utilizando o cartão de crédito.

Sendo assim, o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, também não ficou fora dessa. Realizar o pagamento do IPVA utilizando o cartão de crédito é totalmente dentro da lei.

Contudo, não são todos os bancos ou financeiras que disponibilizam esse serviço. Geralmente, essa ferramenta é oferecida pelas carteiras digitais online, como o PicPay e a Zapay. Bancos digitais como o Nubank também possuem essa função.

Vale lembrar que, o cadastro nessas plataformas financeiras intituladas carteiras digitais são gratuitas. Portanto, a forma que elas encontram de cobrar por essa função de pagar IPVA no cartão de crédito é aplicando taxas sobre esse serviço.

Posso parcelar o meu IPVA usando o cartão de crédito?

Está passando por um momento financeiro complicado, mas não quer deixar o pagamento do IPVA em aberto?

Além de poder pagar IPVA no cartão de crédito, as carteiras digitais também possibilitam aos seus clientes fazerem o parcelamento do valor desse imposto.

Como pagar IPVA no cartão de crédito sem complicações

Uma dica importante é ficar de olho nos juros de parcelamento. Esse não é um valor tabelado e cada carteira digital pode cobrar a taxa desejada.

Portanto, antes de escolher parcelar o pagamento do IPVA, consulte os juros sobre as parcelas e verifique se vale mesmo a pena.

Como pagar IPVA no cartão de crédito?

Agora que já sabemos que pagar IPVA no cartão de crédito é totalmente legal e que existe a opção de parcelar o seu valor, vamos direto ao que interessa!

Então, siga o tutorial abaixo, para pagar o IPVA com o cartão de crédito, de forma rápida e prática.

  1. Ter ou criar uma conta em uma carteira digital que oferece esse serviço de pagamento de imposto utilizando o cartão de crédito;
  2. Emitir o boleto do IPVA que deseja pagar no site do Detran do estado em que o automóvel foi licenciado;
  3. Ler o código de barras ou digitá-lo no aplicativo da carteira digital;
  4. Escolher a forma de pagamento “Cartão de Crédito”;
  5. Escolher se deseja parcelar e em quantas parcelas.

A pessoa precisa ter um valor limite suficiente em seu cartão para pagar IPVA no cartão de crédito sem impedimentos da carteira digital.

Gostou da dica? Compartilhe com seus amigos.

Avatar de Júlio Gonsalves

Escrito por

Júlio Gonsalves

Graduado em Letras Português/Inglês. Trabalho como professor, escritor e redator de vários portais.