Conseguir um empréstimo pode ser um grande desafio, para aqueles que estão com score baixo. Mas, para te ajudar com este processo, criamos um texto elucidativo e direto ao ponto.

Nele você descobre o que é Score, quais documentos são necessários para realizar um empréstimo e as instituições que disponibilizam crédito para clientes com baixa pontuação. Confira!

Porque fazer um empréstimo?

Conseguir empréstimo pessoal pode ser uma estratégia adequada para certas situações. Mas, para fazê-lo é importante estar ciente das taxas e juros cobrados.

Na maioria das vezes, o empréstimo pessoal é requisitado devido a:

  • Estado de saúde fragilizado (pagar operações e tratamentos);
  • Para quitar débitos com taxas altas, como as do cartão de crédito ou cheque especial;
  • Compra de imóvel ou de automóvel;
  • Viagens e etc.

Assim, solicitar um empréstimo é uma ação para mitigar um possível dano, ajudar a realizar um sonho e, até mesmo, apoiar o estado de saúde de alguém.

fazer empréstimo com Score baixo
Reprodução

Lembre-se que, o empréstimo é um recurso utilizado em momentos estratégicos e/ou de emergência, por isso deve ser pensado com calma e planejado dentro do seu orçamento.

Para o cliente que deseja conseguir empréstimo, e tem como meta superar a limitação do Score baixo, preparamos este texto informativo. Confira nos itens abaixo.

O que é Score?

Score é uma palavra em inglês que, em tradução livre, significa “placar”. Ela também pode ser lida como “contagem de pontos”.

Assim, o Score de crédito é a pontuação que você atinge ao longo da sua vida, como consumidor de produtos e mercadorias.

Tais pontos contam a sua história como comprador e pagador para as instituições, e é assim que as mesmas definem como você pode:

  • Pedir crédito;
  • Parcelar uma conta;
  • Pedir um financiamento.

Isso acontece porque, com a consulta da sua pontuação, a empresa pode cruzar seus dados com os protocolos estabelecidos, e identificar se você está apto ou não para desfrutar do serviço em questão.

Documentos necessários para fazer um empréstimo

A etapa de envio dos documentos é muito importante na hora de conseguir empréstimo. Isso porque, é neste momento que o setor responsável irá observar a qualidade das imagens e cópias realizadas, sejam elas impressas ou escaneadas.

A documentação varia de financeira para financeira, mas existem alguns documentos que são comuns a todas elas.

Veja na lista abaixo:

  • Foto de identificação: a foto precisa mostrar bem o seu rosto e ter alta qualidade. Nesta imagem o cliente não deve usar boné, óculos, chapéu e nenhum outro acessório que prejudique a visão plena de seu rosto;
  • Foto do RG ou da CNH: o documento precisa ser original, estar em bom estado de conservação e conter números e palavra legíveis;
  • Comprovante de renda: você pode mandar seu contracheque ou holerite dos últimos 60 dias. Nos casos em que o cliente realiza a declaração do imposto de renda, ela pode ser encaminhada como opção alternativa;
  • Comprovante de residência: tanto o comprovante de residência como os outros documentos devem estar no nome do solicitante, e serem os mais atuais possíveis (menos de 60 dias).

Esses costumam ser os documentos mais pedidos pelas empresas, na hora de conseguir empréstimo. Mas, você deve ficar atento àqueles que serão exigidos pela financeira de sua escolha.

Caso não possua comprovante em seu nome, poderá enviar de um parente, desde que seja de 1º grau, e que envie um documento de comprovação de parentesco.

conseguir empréstimo
Score – reprodução

Qual o Score para conseguir empréstimo

O Score é a combinação de vários fatores. Assim, a empresa analisa questões como:

  • Se o cliente tem o costume de pagar as contas em dia;
  • Se está negativado;
  • Como ele se relaciona com as empresas, e etc.

A partir daí uma pontuação é atribuída a ele.

Esta pontuação vai de 0 a 1000, e quanto mais perto do número máximo, maior a possibilidade de conseguir empréstimo.

Cada empresa conta com um conjunto de regras, para definir qual a pontuação mínima para conceder o empréstimo ao cliente.

Então, é necessário contatar a financeira para saber se a sua pontuação é aceita ou não.

Qual banco faz empréstimo com Score baixo

Para conseguir empréstimo seguro, o cliente deve contatar empresas regulamentadas e reconhecidas, para evitar quaisquer possíveis problemas.

Por isso, separamos uma lista com instituições que oferecem empréstimo para clientes com score baixo. Confira:

  • Creditas: ofereça seu automóvel como garantia e obtenha um valor considerável como empréstimo;
  • FinanZero: os empréstimos chegam a valores de até 35 mil reais, e podem ser pagos em até 24 meses;
  • Empréstimo sim: esta plataforma te ajuda a encontrar um empréstimo personalizado. Os valores vão de 150 até 30 mil, e podem ser pagos em até 48 meses;
  • Simplic: a empresa trabalha com liberação de crédito em até 30 minutos. É possível solicitar até R$2500 e pagar em até 12 meses;
  • Empréstimo pessoal Crefisa: uma das empresas mais conhecidas do mercado, a Crefisa é famosa por conceder empréstimos para clientes com score baixo e negativados. Para conseguir empréstimo na financeira, é preciso preencher uma proposta e esperar o contato.

Conclusão

Conseguir empréstimo pode ser uma boa alternativa em tempos difíceis, ou no momento que almejamos atingir aquela meta tão sonhada.

Mas, se você está com score baixo, precisa identificar instituições interessadas no seu perfil.

Para se dar bem, é preciso pesquisar por financeiras consagradas e seguras. Você pode oferecer bens e imóveis como garantia em alguns casos, e alcançar valores mais altos.

Mas, é preciso estar atento aos juros! Quanto mais alto o valor do empréstimo, maiores as taxas relacionadas a ele. Por isso, se informe e faça uma simulação em diferentes agências.

Veja se os juros cabem dentro do seu orçamento, e procure identificar quantos meses serão necessários para o pagamento da dívida.

Como visto nos tópicos anteriores, ser um bom consumidor, pagador e investidor pode elevar a sua pontuação.

E, quanto maior ela for, mais fácil será conseguir um empréstimo da próxima vez.

Fique de olho no seu perfil de consumo, e invista em um bom relacionamento com as instituições que usa no dia a dia.

Avatar de Júlio Gonsalves

Escrito por

Júlio Gonsalves

Graduado em Letras Português/Inglês. Trabalho como professor, escritor e redator de vários portais.