Assistir filme no YouTube hoje em dia tem se tornado cada vez mais comum, devido a facilidade que encontramos na hora de procurar um título que nos interesse.

Seja no cinema ou na palma da nossa mão, através de aplicativos que disponibilizam catálogos para os usuários.

Mas uma dificuldade frequente nessa atividade pode ser o preço cobrado pelo entretenimento.

Os cinemas podem cobrar um preço muito caro pela entrada, e os serviços de filmes online podem cobrar uma mensalidade que fica acima da capacidade de gasto de muitas pessoas.

Uma das opções encontradas é assistir filmes no Youtube. Mas é preciso prestar atenção, pois o site oferece um serviço de compra e aluguel de filmes pagos, que trazem preços variando entre R$ 4,90 e R$ 44,90, dependendo do filme.

Também é possível encontrar alguns filmes grátis no catálogo, mas são poucos títulos.

assistir filme youtube
assistir filme YouTube – Pexels

Assistir filmes grátis YouTube dublado completo

Mas o que realmente interessa aqui são as opções disponibilizadas gratuitamente no Youtube, através de canais independentes, que não tem ligação com o serviço de filmes do site.

Grande parte destes conteúdos trazem obras de domínio público aos internautas.

Uma das opções para assistir filmes gratuitamente no Youtube é o canal Filmes Antigos em Domínio Público, que possuí filmes dos mais variados gêneros, como terror e western, todos em domínio público.

Clássicos como O Nascimento de uma Nação e O Mundo Perdido estão presentes na lista de filmes do canal.

Outro canal que traz alguns filmes gratuitos é o Cultura & Ação, que conta com uma lista com nomes consagrados, como:

  • Charles Chaplin,
  • O Grande Ditador,
  • George Méliès, com A Viagem à Lua.

Outros canais do Youtube trazem ainda filmes que não estão em domínio público ainda, como canais de filmes recém lançados, mas estes costumam ser retirados do ar rapidamente pela equipe do site.

Direitos Autorais

Quando um filme é produzido, o autor tem sobre ele dois tipos de direitos.

Em primeiro lugar temos os direitos autorais, que são a obrigatoriedade de referir o autor sempre que o filme for utilizado por terceiros, e perdura além de sua morte.

O direito autoral é intransferível, isso significa que mesmo com a morte do autor o filme deve levar seus créditos.

O segundo direito sobre o filme é o direito patrimonial, que é a obrigatoriedade de pagar ao autor uma quantia em dinheiro, estabelecida em contrato, quando sua obra for utilizada por terceiros.

O direito patrimonial vale por 70 anos, e isso significa que filmes antigos não possuem mais direitos autorais, e podem ser utilizados livremente por qualquer pessoa. Isso é o que chamamos domínio público.

Conclusão

Em resumo, os três fatores que levam um filme a se tornar domínio público são o decurso de tempo, no caso 70 anos, a morte do autor sem deixar herdeiros, e por fim, se a obra tiver autoria desconhecida.

Mas é importante esclarecer que os 70 anos só se iniciam a correr a partir da morte do autor ou coautor, em caso de coautoria.

Como estamos em 2022, filmes lançados no ano de 1952 e anteriores já possuem 70 anos de produção, mas seus produtores podem ainda estar vivos, o que descarta a possibilidade de domínio público nesses casos.

Com essas informações, basta você pesquisar no YouTube filmes o nome do filme que você pretende assistir online filmes grátis, e se ele já pertencer ao domínio público, provavelmente estará no site permanentemente.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.