Que o aspirador de pó é um grande aliado na luta diária contra a poeira, disso todos nós já sabemos.

Não é mesmo? Mas você saberia dizer quais são os reais benefícios e vantagens de se utilizar um aspirador de pó?

3 Motivos para você comprar seu aspirar hoje

  1. Versatilidade para uma limpeza completa

Como você provavelmente já deve saber, a limpeza doméstica é complexa. A grande verdade é que o acúmulo de sujeira é constante em todos os ambientes, o que demanda uma solução versátil para lidar com os resíduos. 

Neste caso, podemos dizer que essa solução é o aspirador de pó. Isso porque com um aspirador de pó de qualidade é possível remover a sujeira de diferentes ambientes, até mesmo dos cantos mais difíceis – como debaixo dos móveis ou nas extremidades do sofá. Isso porque os acessórios do aspirador de pó permitem uma limpeza completa do imóvel.

Alguns modelos contam, por exemplo, com mangueiras flexíveis, filtros de espuma que evitam que as partículas danifiquem a turbina, filtros laváveis e reutilizáveis, além de bocal para limpeza de piso e dos cantos. 

Além disso, com o bocal de canto ainda é possível utilizar o aspirador de pó na função soprador, enchendo infláveis, soprando folhas e ou até mesmo para acender churrasqueiras.

  1. Evitar alergias

Infelizmente, pessoas alérgicas, sofrem ao realizar uma simples faxina em casa se utilizarem a vassoura.

Isso porque a poeira acaba sendo realocada ao invés de retirada, muitas vezes até voltando para o lugar.

Inclusive, muitas pessoas até desenvolvem rinite e outras alergias respiratórias com o tempo por causa da poeira frequentemente exposta. Neste caso, o aspirador de pó pode ser a solução deste problema.

Isso porque o uso de um aspirador de pó, extraí totalmente a poeira e além disso evita o contato direto com as pessoas, já que possui um reservatório que deixa a poeira acumulada lá.

  1. Ergonomia

Por último, mas não menos importante, devemos dar destaque a melhor ergonomia que este tipo de produto oferece. 

Caso você ainda não saiba, ergonomia é a otimização das condições de trabalho, facilitando a vida por meio de algum método ou tecnologia.

aspirador de pó automatico silencioso
aspirador de pó automático silencioso – reprodução

Hoje em dia não há dúvidas de que hoje em dia não basta trabalhar ou realizar uma tarefa, isso tem que ser feito de modo seguro para a saúde. 

O uso de aspirador de pó é o equipamento ideal para trazer essa segurança, facilitando o trabalho manual e permitindo alcançar lugares estreitos e baixos sem muito esforço.

Facilita as atividades domésticas

A fim de facilitar e tornar a vida das pessoas melhor, a tecnologia a cada ano tem investido em novos equipamentos e produtos.

E um destes produtos que veio para ajudar a vida de quem se aventura nas atividades domésticas é, sem dúvidas, o aspirador de pó.

E sim, o aspirador de pó não é um item novo. Isso porque ele foi criado por volta do século XIX com o único objetivo de ajudar as pessoas a eliminarem a poeira de maneira prática e rápida. 

Acontece que nessa época era um item grande caro, pouco prático e sem muitos consumidores. 

Com o passar do tempo, foi preciso adaptar e melhorar o valor, a praticidade e usabilidade do produto para que todos quisessem comprá-lo.

Hoje já temos inúmeros modelos, tamanhos e funcionalidades, para agradar qualquer pessoa.

Modelos

Aspirador de Pó Manual

O primeiro e mais utilizado tipo de aspirador de pó é o aspirador manual. Atualmente, existem vários modelos no mercado, e são excelentes para nos socorrer em pequenos acidentes domésticos. 

Entre os modelos manuais podemos encontrar versões com e sem fio. Em geral, estes aspiradores contam com extensores, mangueiras flexíveis e diferentes bocais e, além disso, costumam ter o corpo compacto e fácil de guardar.

Nas opções mais novas, o reservatório desses modelos ainda é lavável, facilitando sua manutenção no dia a dia.

Este tipo de aspirador, em geral, é utilizado para limpar o estofado de sofás, poltronas, bancos de carro, porta malas, etc. 

No entanto, apesar da versatilidade, não podem ser utilizados para limpeza pesada, como carpetes, por exemplo. Pelo contrário, deve ser usado somente para pequenas limpezas. 

Aspirador de pó vertical

O próximo tipo de aspirador de pó também muito utilizado é o modelo vertical. Atualmente, o modelo vertical é o preferido dos consumidores na hora de comprar aspirador de pó.

Tais modelos possuem um cabo mais alto e formato que lembra uma vassoura. Neste caso, sua principal vantagem é que, na hora de usar, você pode ficar em pé, algo que deixa o processo bem mais confortável.

aspirador de pó vertical
aspirador de pó vertical – reprodução

Aspirador 2 em 1

Além das versões anteriores, temos também o modelo 2 em 1. Neste caso, se a sua ideia é comprar aspirador de pó versátil, vale investir em um modelo 2 em 1.

Isso porque ele é, na verdade, um modelo vertical que também pode ser usado como aspirador portátil.

Para isso, você só precisa soltar o cabo ou destacar a parte portátil da maior (o encaixe varia de acordo com o modelo).

Assim com as opções anteriores, a versão portátil do aspirador pode ser usada para limpar sofás, almofadas e cortinas.

Porém, ela é útil, ainda, para ser usada em áreas de difícil alcance com o cabo extensor acoplado. 

Em geral, esse tipo de aspirador de pó não costuma contar com recursos extras ou muitos acessórios para diferentes espaços.

Aspirador de pó e água

O aspirador de pó e água, como o nome já sugere, é capaz de limpar partículas sólidas e líquidas ao mesmo tempo.

Os modelos avançados, inclusive, podem até aspirar lama e sujeira mais pesada do chão. 

Portanto, podemos dizer que eles são uma ótima opção para quem tem casas com ambientes externos, já que é possível limpar toda a área com água e depois sugá-la com a ajuda do aspirador.

E aqui é importante frisarmos que mesmo que algumas marcas já apostem em versões verticais do aspirador de pó e água, ele costuma ter o corpo mais largo e baixo, parecido com um carrinho. 

E o melhor, para facilitar a movimentação, geralmente também tem rodinhas e, por dentro, pode ter um reservatório com ou sem saco coletor de resíduos. 

Tais modelos podem ser mais largos. Pensando nisso, antes da compra recomendamos que se certifique se há espaço para guardá-lo quando não estiver em uso.

Aspirador Robô

Apesar de muito novo, aqui no Brasil já podemos encontrar alguns modelos de aspiradores de pó robô.

Algumas marcas como LG e Eletrolux lançaram aqui. Mas no exterior podemos dizer que o preço é mais camarada.

O seu processo de funcionamento é muito simples. Neste caso, você liga e ele vai aspirando o pó de todo ambiente onde ele for colocado. 

Tal equipamento possui um sensor de movimento que o ajuda a desviar dos móveis e fazer toda a limpeza.

E o melhor, quando termina, ele desliga sozinho. Alguns modelos ainda voltam para a base para serem carregados.

Aspirador de pó portátil ou automotivo

Por último, mas não menos importante, temos o aspirador de pó portátil ou automotivo. 

Neste caso, se você faz questão de comprar um aspirador de pó exclusivo para o seu carro, este é o modelo ideal.

Considerado uma boa opção para limpar poeira e até água dos carros, o aspirador de pó automotivo tem opções que são ligadas no acendedor do carro, na tomada ou, até mesmo, nas que funcionam à bateria.

Neste caso, quando têm fios, geralmente são longos, com três metros ou mais. Assim, é possível alcançar até os cantos mais distantes da fonte de energia.

Conclusão 

Para finalizar, ressaltamos que não esqueça que para que o seu aspirador sempre funcione bem, é necessário que utilize os acessórios de forma adequada. 

Pensando nisso, recomendamos que leia o manual ou as instruções que vêm na própria caixa e limpe tanto os coletores quanto os filtros. 

Lembre-se que quanto mais sujo ele estiver, menor será a eficiência da sucção e, consequentemente, mais energia consumirá.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.